Quinta-Feira, 24 de Outubro de 2019 @ 13:08
São Paulo – Trabalho será realizado com as equipes da rede em Salvador, João Pessoa e Fortaleza
A Rede BandNews FM, liderada pela BandNews FM 96.9 de São Paulo, vai realizar um raio-x da situação do óleo que atinge as praias do nordeste brasileiro. A cobertura será realizada em parceria com os jornalistas que integram as equipes da rede em Salvador, João Pessoa e Fortaleza.
As manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste chegaram à praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati, um dos principais destinos turísticos do litoral cearense. As manchas de petróleo em praias do Nordeste já atingiram pelo menos 225 localidades em mais de 80 municípios de 9 estados desde o início de setembro – o balanço mais recente do governo é desta segunda (21).
Além das emissoras citadas, a cobertura especial contará com a participação das equipes da emissora em Vitória e em Manaus. A reportagem da BandNews FM também trará informações sobre a possibilidade da chegada do óleo à região norte e ao estado do Espírito Santo.
O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, fez um pronunciamento na noite desta quarta-feira (23) em rede de televisão e rádio no qual afirmou que o governo vem monitorando o litoral desde que as primeiras manchas de óleo surgiram da costa. Segundo o ministro o óleo coletado foi analisado e a conclusão é que não foi extraído do território nacional; a origem é venezuelana. E o presidente determinou que fosse encaminhada solicitação formal à Organização dos Estados Americanos (OEA) para que a Venezuela se manifeste sobre o material coletado.
A partir das 14h, no “BandNews Duas a Dois”, a emissora levará ao ar entrevistas com pesquisadores que estudam o impacto ambiental, social e econômico do óleo. Os jornalistas Gabriela Mayer e Sandro Badaró vão levar para os ouvintes todas as informações sobre as investigações, os trabalhos de limpeza e dos voluntários, a tentativa de identificar os responsáveis, os custos das operações, a repercussão internacional e o que deve acontecer daqui para frente.