Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019 @ 07:31

Panorama: JBFM e FM O Dia avançam no Rio de Janeiro. Rádio Globo apresenta alta em seu índice de audiência

Rio de Janeiro - Rádio Melodia segue na primeira colocação geral nos principais períodos da medição. Super Rádio Tupi, Rádio Mix FM e Antena 1 também ampliam suas médias de audiência

Publicidade

Na semana passada o mercado de rádio do Rio de Janeiro acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, com base na pesquisa regular realizada pelo Kantar Ibope Media. O meio FM da capital fluminense e região metropolitana segue com um volume superior à média registrada ao longo dos últimos meses, impulsionado pelo avanço nas médias de várias emissoras importantes. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2019):

Maior disputa pelo topo

O mercado do Rio acompanhou uma nova evolução nas médias de audiência das rádios JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) e FM O Dia FM 100.5 (popular/hits, esta que apresentou a maior variação entre as cinco primeiras colocadas). Com isso, as duas FMs (que são líderes em seus formatos) se aproximaram da atual líder geral, a Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel). No caso da FM O Dia, a emissora vem de altas seguidas nas medições anteriores, condição essa confirmada novamente no trimestre atual (agosto a outubro de 2019).

Na sequência, não distante dessa disputa, está a Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes), emissora que variou de forma positiva no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e se mantém acima dos 200 mil ouvintes por minuto. 

As quatro primeiras colocadas no Rio de Janeiro seguem com os maiores volumes de audiência do rádio brasileiro.

A 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) aparece sozinha na quinta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), registrando um índice muito próximo do número que foi obtido por ela na pesquisa anterior.

Sequência com avanços

A Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits), emissora que vem de uma mudança recente de formato, cravou um dos maiores avanços percentuais da medição. Isso ampliou a distância da 98.1 FM para as demais FMs que aparecem na sequência da pesquisa nos filtros gerais. E também chama a atenção por indicar uma possível aceitação da nova grade da emissora no Rio de Janeiro.

À frente está a Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop), emissora que também ampliou sua média de audiência, mantendo a tendência que já era vista nas pesquisas anteriores. A rádio está isolada na sexta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Rádio Cidade FM 102.9 (adulto/rock) segue consolidada em oitavo lugar geral, registrando uma média muito próxima dos números obtidos por ela nas pesquisas anteriores. 

O top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com a Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo) de volta a nona colocação geral, rádio que cravou o maior avanço percentual nesse período, aparecendo à frente de um FM não assinante da medição. E a BandNews FM 90.3 (jornalismo/esportes) aparece na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Também cresceram

SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo), Mood FM 104.5 (jovem/pop) e NovaBrasil FM 89.5 (adulto/nacional) também variaram de forma positiva na atual medição. Destaque para a NovaBrasil FM, rádio que obteve uma variação consistente na comparação com as pesquisas anteriores. 

Veja também:
> Panorama: FM O Dia e Super Rádio Tupi avançam no Rio de Janeiro. Rádio Melodia segue líder

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 29 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Rio de Janeiro: clique aqui.
 


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Rio de Janeiro, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.