Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019 @ 07:30

Panorama: Liberdade FM, Alvorada FM e Jovem Pan FM avançam em Belo Horizonte. BHFM segue líder

Belo Horizonte - Rádio Itatiaia mantém vice-liderança geral e amplia seu alcance na Grande Belo Horizonte

Publicidade

O mercado de rádio da capital mineira acompanhou na última segunda-feira (11) mais uma atualização dos dados da audiência FM local, esta que é medida regularmente pelo Kantar Ibope Media. Na comparação com a pesquisa do trimestre anterior, o meio FM da Grande Belo Horizonte viu uma leve oscilação na média de ouvintes no universo rádio, mas várias FMs apresentaram avanços em seus números. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2019):

Nada muda no topo

A BH FM 102.1 (popular/hits) segue sozinha na liderança geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, incluindo o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora segue com uma vantagem relativamente segura para as demais FMs pesquisadas, tendo a Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) como concorrente mais próxima. 

A vice-líder geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), segue na liderança do alcance na Grande Belo Horizonte, com mais de 2 milhões de ouvintes diferentes por mês. Na comparação com o trimestre passado a Rádio Itatiaia ampliou essa marca.

Quem avançou entre as FMs do top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) foi a Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo). A estação viu nova variação positiva em seu índice de audiência, mantendo a tendência que já era vista em sua média nas pesquisas passadas. Aos poucos a Liberdade FM está diminuindo a distância que a separa das duas primeiras colocadas nos principais períodos da medição.

Mais avanços

A sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com mais dois resultados positivos na comparação com a pesquisa anterior. Isolada em quarto geral, a Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo) viu uma ampliação da sua média de audiência. A emissora também mantém uma ampla vantagem em seu perfil/formato de programação e público-alvo.

Também foi destaque o avanço na média da Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop). A emissora teve uma variação positiva consistente no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais da medição, o que a deixa mais próxima do top 5 e abre boa vantagem para as demais FMs que aparecem na sequência. A FM também segue com o quarto maior alcance mensal da pesquisa.

Sequência do top 10

A 98 FM 98.3 (jovem/talk-rock) segue isolada em sétimo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos da pesquisa, com boa vantagem para as demais FMs que aparecem na sequência.

Estável, a Antena 1 FM 105.1 é beneficiada pela movimentação atual do meio FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e retoma a oitava colocação geral. A emissora de formato adulto-contemporâneo é seguida de perto pela CDL FM 102.9 (adulto/alternativo) e Extra FM 103.9 (popular/hits, que completa o top 10 nesse período).

Outros destaques

Com alteração de formato no começo de agosto, a Transamérica FM 88.7 (jovem/adulto-contemporâneo) está estável no índice de audiência, mas já observa um avanço no seu alcance mensal na comparação com a pesquisa anterior. 

Estáveis, CBN FM 106.1 (jornalismo) e BandNews FM 89.5 (jornalismo) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também:
> Panorama: Liberdade FM amplia sua audiência em Belo Horizonte. BHFM segue líder geral

Importante: entenda o ranking

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Belo Horizonte, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.