Sábado, 30 de Novembro de 2019 @ 10:34
São Paulo - Transmissão em 780 AM foi iniciada na noite desta sexta-feira (29). Antes a Rádio América ocupava a sintonia 1410 AM
Uma novidade no dial AM de São Paulo. A Rádio América, emissora ligada à Canção Nova (de formato religioso/católico), iniciou as suas operações em 780 AM, frequência que até 2018 era utilizada pela CBN. No primeiro semestre deste ano a Rádio América solicitou o uso do canal que antes pertencia ao Sistema Globo de Rádio. A partir de outubro a Anatel já mostrava a inversão de canais: de 1410 AM para 780 AM.
Nesta sexta-feira (29) a Rádio América concretizou a mudança e realizou publicações em redes sociais para alterar a audiência sobre a sua operação em 780 AM. Antes, a Rádio América ficou fora do ar no dial AM por alguns meses e nos últimos anos passou por vários problemas técnicos de transmissão em 1410 AM.
No Sistema Mosaico da Anatel, é possível verificar a frequência 780 AM como destinada à Rádio América em São Paulo. Já a 1410 AM está como canal vago.
Publicação da Rádio América / Canção Nova sobre o novo canal em São Paulo / Facebook
A frequência 780 AM era um dos dois canais de rádio AM controlados pelo Sistema Globo de Rádio em São Paulo. Em 3 de setembro do ano passado, o grupo desligou a transmissão da CBN em 780 AM (rádio jornalística que segue em 90.5 FM), devolvendo o canal AM para a União. O SGR permaneceu com a atual Rádio Globo AM 1100 de São Paulo, ainda ativa. Também foram desligadas AMs no Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
A nova configuração do dial AM de São Paulo pode ser conferida aqui. A informação de mudança também foi dada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com desta sexta-feira (30).
Colaborações de Luiz Fernando, Diórgenes Lopes e Mauricio Viel
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.