Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 03 de Setembro de 2018 @ 09:10

Fora do ar: AMs do Sistema Globo de Rádio deixam o dial em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte

São Paulo - Sistema Globo de Rádio mantém ativa apenas a 1100 AM da capital paulista, emissora que retransmite a Rádio Globo

Publicidade

Foram desligadas. As rádios CBN AM 780 de São Paulo, CBN AM 860 do Rio de Janeiro, Rádio Globo AM 1220 do Rio de Janeiro e CBN AM 1150 de Belo Horizonte já estão fora do ar, processo de desligamento que foi realizado no início da manhã desta segunda-feira (por volta das 08h00). O Sistema Globo de Rádio, grupo responsável por essas AMs, alegou incompatibilidade de formato entre as estações e os projetos hoje executados pelas bandeiras CBN e Rádio Globo. A Rádio Globo AM 1100 ainda segue no ar em São Paulo, sendo a única AM do grupo ainda ativa.

 

Segundo informações extra-oficiais obtidas pelo tudoradio.com, a decisão de manter a 1100 AM de São Paulo no ar visa completar a área de cobertura da atual Rádio Globo FM 94.1 da capital paulista, estação que ainda passa por uma série de ajustes técnicos para ampliar a sua capacidade de cobertura em São Paulo e região metropolitana. Já a 780 AM, que trabalhava em conjunto com a CBN FM 90.5, teve a sua transmissão encerrada na capital paulista. 

Com os encerramentos, o Sistema Globo de Rádio encerra uma longa trajetória histórica de suas emissoras AMs, com destaque para a 1220 AM do Rio de Janeiro, esta que por 42 anos carregou a marca e viveu diferentes fases do nome Rádio Globo (esta que estava por 73 anos no AM carioca). E o desligamento não fica restrito às praças onde as AMs estão sediadas, já que as duas estações cariocas (860 AM e 1220 AM) estavam presentes nos dials AMs de varias localidades do Brasil, principalmente durante as suas propagações no período noturno.

No começo de agosto o Sistema Globo de Rádio veio a público informar que há uma incompatibilidade nos formatos atuais das rádios CBN e Rádio Globo com a faixa AM, priorizando assim as suas operações em FM e no digital. Ainda não há informações sobre os destinos das estações, mas uma das possibilidades é o retorno das concessões para a União. 

Vale lembrar que o Sistema Globo de Rádio já não afilia mais emissoras na faixa AM há pelo menos dois anos, mantendo apenas as afiliadas AMs que já estão em processo de migração para a faixa FM. Toda a expansão recente das duas bandeiras envolveram rádios FMs.

Atuais emissoras próprias do Sistema Globo de Rádio:

BH FM 102.1 - Belo Horizonte (MG)
CBN FM 90.5 - São Paulo (SP)
CBN FM 92.5 - Rio de Janeiro (RJ)
CBN FM 95.3 - Brasília (DF)
CBN FM 106.1 - Belo Horizonte (MG)
Rádio Globo FM 98.1 - Rio de Janeiro (RJ)
Rádio Globo AM 1100 - São Paulo (SP)

As emissoras da Rádio Globo em São Paulo e Brasília (ambas em FM) estão sob contrato de afiliação, segundo o que apurou o tudoradio.com. Já Belo Horizonte segue na mira do grupo para contar com a Rádio Globo em FM, também no processo de expansão via afiliadas. 

Tags: Sistema Globo de Rádio, CBN, Rádio Globo, AMs, desligamento, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.