Segunda-Feira, 02 de Dezembro de 2019 @ 17:04
Fortaleza – Evento foi realizado na semana passada na capital cearense
A ACERT realizou na semana passada o Congresso Fala Norte Nordeste. O evento foi realizado no shopping RioMar, em Fortaleza (CE) e recebeu mais de 300 pessoas. As atividades se estenderam pela quinta-feira (28) e sexta-feira (29). Durante a solenidade, o presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e a Televisão, Paulo César Norões, destacou a importância da integração entre rádio e TV para se adaptar ao avanço tecnológico.
O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, fez um balanço das conquistas alcançadas em 2019 e ressaltou o engajamento da Associação na busca por avanços para o setor da radiodifusão. “Temos atuado em todas as esferas para aprovar políticas de desregulamentação e simplificação das normas do nosso setor. A radiodifusão desempenha papel fundamental no crescimento e desenvolvimento do país”, afirmou. Flores recebeu uma placa de homenagem ao presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo.
O diretor geral da ABERT também mediou o painel sobre a radiodifusão e o poder concedente. Os debatedores foram o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Queiroz Moreira, e o secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Elifas Gurgel.
O representante da Anatel falou sobre a importância da regulação e as ações da agência direcionadas ao setor de radiodifusão. O futuro da TV aberta no Brasil, a digitalização da TV e a expansão da internet banda larga em todo o país foram alguns dos temas mencionados por Moisés.
Já o secretário Gurgel apresentou a missão da pasta de permitir um acesso cada vez maior do radiodifusor aos processos. “Trabalhamos em três eixos: ouvir o setor, tratar de políticas públicas e transparência”, ressaltou. Ele ainda apresentou dados sobre migração AM-FM e modelos de gestão da pasta.
Além disso, Roberto Schmidt, Guga Stocco, Robson Ferri, Leonan Torres e Luiz Roberto de Mucio também ministraram palestras com temas envolvendo a radiodifusão.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.