Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

As declarações de uma autoridade ou pessoa pública podem incentivar a violência contra meios e profissionais de comunicação?

Enquete

Terça-Feira, 14 de Abril de 2020 @ 07:30

Panorama: Com FM em alta, Rádio Itatiaia e BHFM avançam em Belo Horizonte

Belo Horizonte - A maioria das emissoras apresentou avanços em seus índices. 98 FM crava forte variação em seu índice

Publicidade

Ontem (13) o mercado de rádio mineiro acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM em Belo Horizonte, medido regularmente pelo Kantar Ibope Media. Segundo o instituto, a pesquisa atual ainda contou com pesquisadores nas ruas até o dia 19 do mês passado. A Kantar afirma que houve uma "duplicação" dessas entrevistas "face to face" para que "seja preservada a granularidade de análises". E foram utilizados processos estatísticos para manter a proporção entre entrevistas realizadas "face to face" e online.

O rádio de Belo Horizonte viu uma significativa variação positiva nos índices de audiência, tempo médio e de alcance, confirmando a tendência de crescimento do consumo de rádio neste período de pandemia. Acompanhe este que é o primeiro trimestre cheio de 2019 (janeiro a março), no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Líderes em alta

As duas FMs donas dos maiores volumes de audiência na Grande Belo Horizonte viram ampliações consistentes em seus índices na comparação com a pesquisa anterior. A Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) permanece na liderança geral nos principais períodos da medição, com uma média de audiência que supera a expressiva marca de 120 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A BH FM 102.1 (popular/hits) também se destacou ao avançar em audiência na comparação com a pesquisa anterior. O avanço mais significativo da emissora foi no período comercial (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), onde as duas primeiras colocadas estão próximas e com uma marca de audiência que supera os 140 mil ouvintes por minuto cada.

Praticamente estáveis, Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo) e Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo) aparecem na sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e de outros períodos importantes. Chama a atenção a elevação de alcance vista no índice da Alvorada FM. 

A Jovem Pan FM 99.1, que também variou de forma positiva nos principais períodos da pesquisa, completa o top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e a lista de emissoras cujo alcance máximo supera a marca de 1 milhão de pessoas diferentes na Grande Belo Horizonte.

Sequência com avanços

A 98 FM 98.3 (jovem/rock-esportes) foi uma das emissoras que mais evoluíram na atual medição de audiência, se aproximando de vez da disputa por uma posição no top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora também divide espaços nessa "briga" com uma FM de perfil religioso não assinante da medição.

A Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) segue isolada na oitava colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também em outros períodos gerais.

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a CDL FM 102.9 (adulto/alternativa) aparece em nono, rádio que viu seu índice de audiência oscilar de forma positiva nesse período e principalmente no 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). 

O top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é completado pela Extra FM 103.9 (popular/hits), rádio que também contribuiu para a alta de audiência do rádio mineiro.

O mercado mineiro também viu avanços nos índices de audiência de rádios como BandNews FM 89.5 (jornalismo/esportes), Transamérica FM 88.7 (jovem/adulto-contemporâneo, emissora que teve uma variação consistente de audiência), Inconfidência FM 100.9 (adulto/educativa), CBN FM 106.1 (jornalismo/esportes), 90.3 FM A Rádio da Massa FM 90.3 (popular/hits-esportes), entre outras.

Veja também:
> Panorama: Rádio Itatiaia e Liberdade FM puxam a alta de audiência do meio FM na Grande Belo Horizonte
> Consumo de rádio no Brasil avança no offline e no digital. Grande variação de conteúdo beneficia procura pelo meio

A partir de abril…

Há uma dúvida no mercado de como a ausência das entrevistas "face to face" vão impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media vai orientar as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores. 

A pandemia do novo coronavírus já impede desde o dia 20 de março que os pesquisadores saiam as ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base. 

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação. 

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Belo Horizonte, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...







Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2004 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.