Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 06 de Maio de 2020 @ 07:32

Tendências | Novo rádio? Cerca de 60 milhões de pessoas já contam com uma smart speaker nos Estados Unidos

São Paulo - Em alta no consumo, dispositivo é indicado pela indústria como ferramenta que fortalece a audiência residencial do rádio em território norte-americano

Publicidade

Executivos da NPR e da Edison Research realizaram um seminário digital para atualizar os números relacionados às smart speakers (caixas de som com inteligência artificial) nos Estados Unidos. A colaboração entre as empresas resultou no Smart Audio Report 2020, relatório que apontou que 24% dos norte-americanos (18 anos ou mais) possuem um desses dispositivos, ou seja, cerca de 60 milhões de pessoas. As smart speakers são apontadas como um "novo receptor de rádio" para as residências. Acompanhe:

O número de 60 milhões de pessoas com pelo menos uma smart speaker mostra uma evolução significativa do dispositivo nos Estados Unidos, já que no mesmo período anterior (relatório de 2019) esse número era de 53 milhões.

Outro dado importante do relatório é o avanço dos dispositivos entre as famílias nos Estados Unidos, ou seja, residências que contam com mais de uma smart speaker diferente. Por exemplo: em 2019, 21% das residências que possuíam esses dispositivos contavam com três ou mais deles, contra 29% no relatório mais recente. E a partir de dois dispositivos o valor variou de 48% para 53%.

Também é destaque no relatório que a  tecnologia de assistente de voz presente nas smart speakers, smartphones e outros dispositivos está em um estado de evolução, não de revolução, pois as pessoas estão usando mais tipos de habilidades e usando a tecnologia nas caixas, TVs, rádios, entre outros dispositivos.

O relatório consiste em diversas métricas, incluindo perguntas de pesquisas especializadas relevantes para a covid-19 e pesquisas qualitativas, além, videos de usuários falando sobre como eles usam assistentes inteligentes (presentes no hot-site do relatório). Com isso, foi percebido que cresceu a demanda por conteúdo de notícias nas caixas, conforme levantamento que está logo abaixo.

O Smart Audio Report 2020 foi apresentado no final de abril, em seminário realizado por Tom Webster (SVP, Edison Research) e Joel Sucherman (vice-presidente da New Platform Partnerships, NPR). 

Já as caixas de som inteligentes são representadas por marcas e modelos como Alexa (Amazon), Google Home, Siri (Apple), entre outras. E o mercado já estimava um crescimento desses dispositivos pelo mundo, conforme relatado anteriormente pelo tudoradio.com. O avanço foi de 82% entre 2018 e 2019.

Uso de comandos de voz em celulares

A proliferação das smart speakers estão ampliando o uso de comandos de voz em outros dispositivos, segundo um recorte do relatório. Ele indica que 46% dos proprietários das caixas passaram a usar a voz para executar tarefas em seu smartphones. 

E também há uma divisão de tarefas entre os dispositivos, ou seja, 59% dos entrevistados indicaram que executam ações diferentes nas caixas e nos celulares, mostrando uma rotina complementar de ações nos dispositivos.

Veja também:
> Tecnologia popular nos EUA, smart speakers da Amazon chegam ao Brasil com três lançamentos

As caixas e o rádio

O uso do conteúdo de rádio através de smart speakers nos Estados Unidos varia conforme a pesquisa e sua metodologia. No Smart Audio Report 2020, o meio é requisitado nos dispositivos em 45% das vezes pelos usuários, isso por semana. E, com as mudanças no comportamento devido à pandemia do novo coronavírus, esse valor variou pouco, para 42%.

O principal uso, segundo o relatório, é para se ouvir música, requisitado em 85% dos casos, mas a pesquisa não especifica por qual serviço, apesar dos dispositivos terem grande integração com aplicativos de música (inclusive de algumas rádios que oferecem esse tipo de serviço).

Outras ações, como ver as condições do tempo, perguntas gerais, ver alarme, conferir a hora e saber de notícias, aparecem na sequência (veja abaixo).

Conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com, o setor de rádio não parece estar tão preocupado com o avanço desses dispositivos inteligentes. A redação do tudoradio.com esteve em conversa com gestores de rádio nos Estados Unidos durante o NAB Show 2019, em visitas técnicas feitas às rádios de Las Vegas. Segundo esses profissionais, as smart-speakers são encaradas como o "novo rádio relógio" do norte-americano, resolvendo um possível problema de audiência do rádio nas residências.

Essa teoria é replicada pela análise feita pelo portal Inside Radio, este que antecipou o estudo completo Infinite Dial da Edison Research, lançado em março passado, que também apontou um avanço do crescimento das caixas de som inteligentes e a manutenção do alcance do rádio.

De fato, as caixas de som inteligentes viraram um aliado digital do meio rádio. O principal uso desses dispositivos para acesso à mídia de áudio está relacionado ao rádio. Conforme dito anteriormente, em outro levantamento, 28% ativam suas smart-speakers para ouvir música em uma estação FM/AM (mas a conexão ocorre via streaming), volume próximo de outras tarefas básicas executadas pelas caixas (como dizer que horas são ou como está o tempo). 15% acionam as smarts para ouvir notícia em rádios.

Leia mais:
> Estudo aponta que 68% da população dos Estados Unidos conta com pelo menos um receptor de rádio em casa
> Relatório aponta ampla liderança do rádio nos carros e crescimento do áudio online nos Estados Unidos

É possível obter o relatório completo do Smart Audio Report 2020 através do link a seguir: https://www.nationalpublicmedia.com/insights/reports/smart-audio-report/

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Com informações do portal RAIN News e Edison Research

Tags: Estudo, Smart Speakers, Estados Unidos

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.