Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 06 de Março de 2020 @ 07:32

O Rádio Hoje | Estudo aponta que 68% da população dos Estados Unidos conta com pelo menos um receptor de rádio em casa

São Paulo - Tendência é de diminuição da presença do receptor FM/AM nas residências. Rádio conta com o avanço das smart-speakers

Publicidade

O portal norte-americano Inside Radio repercutiu nesta semana sobre a prévia de um estudo realizado pela Edison Research em parceria com a Triton Digital. Nele, o resultado preliminar aponta que 68% da população dos Estados Unidos contava com pelo menos um receptor de rádio FM/AM em casa. Apesar do número ser elevado, há uma tendência de diminuição da presença desses aparelhos nas residências e um avanço na aquisição das caixas de som com inteligência artificial (as smart-speakers).

Aparentemente os números apresentam uma situação preocupante para o futuro do rádio, já que o principal dispositivo para acesso ao seu conteúdo está perdendo alcance nas residências. Por exemplo: 79% afirmavam ter pelo menos um rádio em casa em 2016, contra 90% em 2012 e 96% em 2008. Hoje, conforme antecipado no parágrafo anterior, hoje são 68%.

Substituição de dispositivo de rádio

O setor de rádio não parece estar tão preocupado quanto a mudança de cenário do receptor. A redação do tudoradio.com esteve em conversa com gestores de rádio nos Estados Unidos durante o NAB Show 2019, em visitas técnicas feitas às rádios de Las Vegas. Segundo esses profissionais, as smart-speakers são encaradas como o “novo rádio relógio” do norte-americano, resolvendo um possível problema de audiência do rádio nas residências.

Essa teoria é replicada pela análise feita pelo portal Inside Radio, este que antecipou que o estudo completo Infinite Dial da Edison Research (previsto para o próximo dia 19) deve detalhar esse movimento de avanço das smart-speakers no consumo do conteúdo de rádio.

De fato, as caixas de som inteligentes viraram um aliado digital do meio rádio. O principal uso desses dispositivos para acesso à mídia de áudio está relacionado ao rádio. Nos Estados Unidos, 28% ativam suas smart-speakers para ouvir música em uma estação FM/AM (mas a conexão ocorre via streaming), volume próximo de outras tarefas básicas executadas pelas caixas (como dizer que horas são ou como está o tempo). 15% acionam as smarts para ouvir notícia em rádios.

Outro ponto, que contribui para a manutenção do alcance do conteúdo ao vivo de rádio, é a forte presença dos receptores FM/AM em veículos nos Estados Unidos. E um estudo divulgado em 2019 (pesquisa Techsurvey 2019), apontou uma estabilidade na presença geral desses aparelhos.

A busca das estações de rádio em ambiente digital ainda está atrelada a presença desses projetos nos dials FM e AM.

Segundo o último dado da Nielsen, o rádio conta com um alcance semanal de 92% nos Estados Unidos, liderando entre todas as plataformas.

Recomendamos:
> Audiência via plataformas digitais já representa 58,5% do total do meio rádio no Reino Unido. DAB+ ultrapassa o FM analógico
> Projeto Atlas da Notícia mostra que o Rádio é o meio de comunicação mais presente no Brasil

Os números que foram antecipados pela Edison Research

Hoje, 10% dos residentes nos Estados Unidos declaram possuir quatro ou mais receptores FM/AM em suas residências. Porém, 32% afirmam não possuir mais esse aparelho em casa, apontando uma possível chegada de novos dispositivos nesses ambientes.

O tudoradio.com irá analisas e debater o estudo Infinite Dial da Edison Research a partir da segunda quinzena deste mês.

Tags: Tecnologia, receptor, FM/AM, smart-speakers, tendências, consumo, mídia

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.