Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quarta-Feira, 29 de Maio de 2019 @ 07:31

O Rádio hoje | Após queda, presença de receptor FM/AM em residências é estável na América do Norte. Smart speakers avançam

São Paulo - Pesquisa Techsurvey mede a presença e o uso do receptor FM/AM em residências do Canadá e dos Estados Unidos

Publicidade

Recentemente o tudoradio.com repercutiu um panorama que mostra a liderança do receptor FM/AM como principal fonte de consumo de áudio nos Estados Unidos. Agora, complementando o panorama, a pesquisa Techsurvey 2019 mostra uma estabilização da presença do aparelho nas residências norte-americanas, após um período de queda. Em contrapartida, as famosas smart speakers avançam rápido pelo Canadá e pelos Estados Unidos, lembrando que o dispositivo tem auxiliado na audiência do conteúdo de rádio nas casas. Acompanhe:

A pesquisa foi publicada pelo portal ZYDigital, que destrinchou os números. Nos anos de 2016 e 2017, o receptor FM/AM estava presente em 89% e 88% das residências nos Estados Unidos e Canadá, respectivamente. A partir de 2018, a Techsurvey passou a incluir a pergunta "e usa" (sobre a utilização do aparelho por parte dos entrevistados), levando o percentual do receptor FM/AM para 83% naquele ano, volume mantido em 2019.

O percentual de uso e presença de receptores FM/AM nas residências para os millennials (24-39 anos) é menor do que a média geral, indo para 69% em 2019. 

Apesar da variação negativa percentual nos quatro anos do comparativo, a inclusão do questionamento sobre o uso a partir de 2018 pode ter posicionado a utilização do receptor FM/AM para um patamar mais próximo da realidade, ainda assim acima dos 80% e sem variação nos últimos dois anos (2018 e 2019). Lembrando que o rádio FM/AM conta com 92% de alcance semanal na população dos Estados Unidos.

Recomendamos:
> Panorama: Mais acessível, streaming de áudio já atinge 67% da população dos Estados Unidos 
> Futuro: Relatório da Revenue Analytics aponta cinco tendências para o futuro da radiodifusão 
> Mais Europa: 89% da população do Reino Unido ouve rádio todas as semanas segundo medição da Rajar 

Avanço das Smart speakers

Elas crescem rápido. A mesma pesquisa Techsurvey, da Jacobs Media, mostra que a presença desses dispositivos em residências dos Estados Unidos e do Canadá avançou de 11% em 2017 para 27% neste ano. Em 2016 não havia o registro da presença desses aparelhos. No recorte entre millennials (24-39 anos) e geração X (40-59 anos), segundo a pesquisa e a matéria da ZYDigital, esse percentual supera os 30%.

Recentemente o tudoradio.com destacou dos cenários de interesse do rádio em relação as smart speakers. A primeira é a projeção de avanço desses dispositivos. Segundo a Canalys (empresa que é especializada em análises do mercado tecnológico), em 2018 eram cerca de 114 milhões de smart speakers em todo o mundo e esse número deverá saltar para 207,9 milhões até o final de 2019. Até 2021, a expectativa é de que esses dispositivos ultrapassarão os tablets em unidades ativas e comercializadas, quando quase 400 milhões de caixas de som inteligentes estarão em uso em todo o planeta

E o que isso significa para o rádio? Conforme destacado pelo tudoradio.com em cobertura do NAB Show 2019, as smart speakers tem incrementado de forma significativa a audiência de rádio em ambientes residenciais nos Estados Unidos, sendo uma solução para a diminuição de receptores AM/FM nesses locais. 25% do uso das smart speakers por parte da população norte-americana é para ouvir música em rádios originadas no AM e no FM. Já 15% desse uso é para consumo de noticias e programas no formato “talk” em rádios FM/AM. 

Veja também:
> Assista! Painel tudoradio.com destrincha os números sobre o uso das smart speakers sobre o consumo de conteúdo de rádio 
> NAB Show 2019 | Café da Manhã: Tecnologias híbrido e digital são apontadas como futuro do rádio. Smart-speakers ampliam a audiência 
> Nielsen aponta que "midia tradicional" serve de referência para consumo de conteúdo on-line 

Com informações da ZYDigital, Techsurvey 2019 / Jacobs Media e Canalys

Tags: Smart speakers, audiência, comportamento, receptor FM/AM, rádio, consumo, áudio, Estados Unidos

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.