Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Qual o tipo de conteúdo que você prefere consumir no rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 29 de Maio de 2019 @ 07:31

O Rádio hoje | Após queda, presença de receptor FM/AM em residências é estável na América do Norte. Smart speakers avançam

São Paulo - Pesquisa Techsurvey mede a presença e o uso do receptor FM/AM em residências do Canadá e dos Estados Unidos

Publicidade

Recentemente o tudoradio.com repercutiu um panorama que mostra a liderança do receptor FM/AM como principal fonte de consumo de áudio nos Estados Unidos. Agora, complementando o panorama, a pesquisa Techsurvey 2019 mostra uma estabilização da presença do aparelho nas residências norte-americanas, após um período de queda. Em contrapartida, as famosas smart speakers avançam rápido pelo Canadá e pelos Estados Unidos, lembrando que o dispositivo tem auxiliado na audiência do conteúdo de rádio nas casas. Acompanhe:

A pesquisa foi publicada pelo portal ZYDigital, que destrinchou os números. Nos anos de 2016 e 2017, o receptor FM/AM estava presente em 89% e 88% das residências nos Estados Unidos e Canadá, respectivamente. A partir de 2018, a Techsurvey passou a incluir a pergunta "e usa" (sobre a utilização do aparelho por parte dos entrevistados), levando o percentual do receptor FM/AM para 83% naquele ano, volume mantido em 2019.

O percentual de uso e presença de receptores FM/AM nas residências para os millennials (24-39 anos) é menor do que a média geral, indo para 69% em 2019. 

Apesar da variação negativa percentual nos quatro anos do comparativo, a inclusão do questionamento sobre o uso a partir de 2018 pode ter posicionado a utilização do receptor FM/AM para um patamar mais próximo da realidade, ainda assim acima dos 80% e sem variação nos últimos dois anos (2018 e 2019). Lembrando que o rádio FM/AM conta com 92% de alcance semanal na população dos Estados Unidos.

Recomendamos:
> Panorama: Mais acessível, streaming de áudio já atinge 67% da população dos Estados Unidos 
> Futuro: Relatório da Revenue Analytics aponta cinco tendências para o futuro da radiodifusão 
> Mais Europa: 89% da população do Reino Unido ouve rádio todas as semanas segundo medição da Rajar 

Avanço das Smart speakers

Elas crescem rápido. A mesma pesquisa Techsurvey, da Jacobs Media, mostra que a presença desses dispositivos em residências dos Estados Unidos e do Canadá avançou de 11% em 2017 para 27% neste ano. Em 2016 não havia o registro da presença desses aparelhos. No recorte entre millennials (24-39 anos) e geração X (40-59 anos), segundo a pesquisa e a matéria da ZYDigital, esse percentual supera os 30%.

Recentemente o tudoradio.com destacou dos cenários de interesse do rádio em relação as smart speakers. A primeira é a projeção de avanço desses dispositivos. Segundo a Canalys (empresa que é especializada em análises do mercado tecnológico), em 2018 eram cerca de 114 milhões de smart speakers em todo o mundo e esse número deverá saltar para 207,9 milhões até o final de 2019. Até 2021, a expectativa é de que esses dispositivos ultrapassarão os tablets em unidades ativas e comercializadas, quando quase 400 milhões de caixas de som inteligentes estarão em uso em todo o planeta

E o que isso significa para o rádio? Conforme destacado pelo tudoradio.com em cobertura do NAB Show 2019, as smart speakers tem incrementado de forma significativa a audiência de rádio em ambientes residenciais nos Estados Unidos, sendo uma solução para a diminuição de receptores AM/FM nesses locais. 25% do uso das smart speakers por parte da população norte-americana é para ouvir música em rádios originadas no AM e no FM. Já 15% desse uso é para consumo de noticias e programas no formato “talk” em rádios FM/AM. 

Veja também:
> Assista! Painel tudoradio.com destrincha os números sobre o uso das smart speakers sobre o consumo de conteúdo de rádio 
> NAB Show 2019 | Café da Manhã: Tecnologias híbrido e digital são apontadas como futuro do rádio. Smart-speakers ampliam a audiência 
> Nielsen aponta que "midia tradicional" serve de referência para consumo de conteúdo on-line 

Com informações da ZYDigital, Techsurvey 2019 / Jacobs Media e Canalys

Tags: Smart speakers, audiência, comportamento, receptor FM/AM, rádio, consumo, áudio, Estados Unidos

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



...


Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.