Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019 @ 13:01

Tendências | Smart speakers devem ter um crescimento de 82% entre 2018 e 2019

São Paulo - Vistas como uma nova forma de consumir rádio em residências, presença dos dispositivos em todo o mundo avança de forma considerável

Publicidade

As tão faladas smart speakers, ou caixas de som inteligentes, estão mudando de forma considerável o consumo de áudio nos Estados Unidos. Segundo uma previsão da Canalys, a base mundial desses dispositivos deve saltar 82,4% na comparação entre 2018 e 2019. Ou seja, as smart speakers estão cada vez mais populares e presentes na realidade das pessoas, dispositivos que tem incrementado a audiência do rádio em residências nos Estados Unidos.

Vamos aos números da Canalys: em 2018 eram cerca de 114 milhões de smart speakers em todo o mundo e esse número deverá saltar para 207,9 milhões até o final de 2019, segundo previsão da empresa que é especializada em análises do mercado tecnológico.

Mais informações: segundo a Canalys, até 2021, smart speakers como Google Home, o Amazon Eco e o HomePod da Apple ultrapassarão os tablets em unidades ativas e comercializadas, quando quase 400 milhões de caixas de som inteligentes estarão ativas em todo o planeta.

Bom para o rádio

Conforme destacado pelo tudoradio.com em cobertura do NAB Show 2019, as smart speakers tem incrementado de forma significativa a audiência de rádio em ambientes residenciais nos Estados Unidos, sendo uma solução para a diminuição de receptores AM/FM nesses locais.

Cerca de 25% do uso das smart speakers por parte da população norte-americana é para ouvir música em rádios originadas no AM e no FM. Já 15% desse uso é para consumo de noticias e programas no formato “talk” em rádios FM/AM. Esse panorama foi tema da edição especial do Painel tudoradio.com NAB Show 2019, este que foi ao ar ontem (17) - clique aqui para assistir.

Para se ter uma ideia, o uso das smart speakers para ouvir música em rádio só fica atrás de funções como perguntas gerais, informações sobre as condições do tempo e relógio/alarme (todas entre 28% a 25% de uso). A busca pela audição de música em rádio é o primeiro item de uso de multimídia nesses dispositivos (saiba mais).

Recomendamos:
> Confira aqui a cobertura completa do tudoradio.com do NAB Show 2018
> Nielsen aponta que "midia tradicional" serve de referência para consumo de conteúdo on-line

Presença das smart speakers no mundo

A empresa Canalys aponta que os Estados Unidos correspondem por 42,2% da base mundial de smart speakers e, até o final do ano, esse número deverá subir para 46% (correspondendo à 90 milhões de unidades). 

E o crescimento da presença das smart speakers nos países asiáticos é mais rápido, incluindo a China (crescimento de 166% para 59,9 milhões de unidades), Coréia do Sul (132%) e Japão (131%).  

O mercado desse dispositivos no Canadá deverá crescer 80%, seguido pela Alemanha (49%) e pelo Reino Unido (47%), estima a Canalys.

No Brasil…

A primeira caixa de som inteligente (smart speakers) a ser comercializada no Brasil  é da marca JBL. Ela embarca o Google Assistant, ou seja, utiliza o mesmo sistema inteligente da linha Google Home (dispositivos que também já contam com suporte para operação em português).

A novidade da JBL, marca que também foi notícia recentemente por embarcar o FM em um de seus novos modelos de dispositivos, está repercutindo nesta quinta-feira (18) no Brasil.

.


Exemplos de modelos das smart-speakers, fabricadas pelo Google, Amazon e Apple
 

Com informações da Canalys e do Inside Radio

Tags: Smart speakers, caixas de som inteligentes, audiência, online, rádio, streaming

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.