Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 02 de Junho de 2020 @ 09:03

Acordo de cooperação é assinado entre universidade e EBC para a Rádio UFRJ. Estreia é prevista para próximo ano

Rio de Janeiro - Embora não esteja ainda no FM, a emissora já opera desde o ano passado em caráter experimental via internet

Publicidade

Está previsto para o próximo ano o início das transmissões da Rádio UFRJ FM 88.9 do Rio de Janeiro. O acordo para operação conjunta do canal já foi assinado entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Embora não esteja ainda no FM, a emissora já opera desde o ano passado em caráter experimental via internet.

Com programação desenvolvida pelo NRTV (Núcleo de Rádio e TV), órgão suplementar vinculado ao FCC (Fórum de Ciência e Cultura) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a futura UFRJ FM 88.9 terá como proposta promover "a divulgação científica e tecnológica e a comunicação pública e educativa". O acordo de cooperação para o canal educativo foi assinado pela reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, e pelo diretor-presidente da EBC, Luiz Carlos Pereira Gomes, e publicado no Diário Oficial da União no último dia 27 de abril. Pelo acordo, a emissora irá retransmitir quatro horas de programação diária da EBC, das quais uma hora, pelo menos, será de conteúdo informativo da tradicional Rádio Nacional AM.


Expectativa para estreia da Rádio UFRJ FM 88.9 / Reprodução: site UFRJ

A expectativa é de que as transmissões da Rádio UFRJ FM 88.9 sejam iniciadas no dial a partir do próximo ano. Enquanto isso, a rádio segue com suas transmissões em caráter experimental através da internet, por meio do endereço www.radio.ufrj.br.

88.9 FM: novo canal no Rio de Janeiro

A sintonia 88.9 FM é inédita no Rio de Janeiro. Segundo a Anatel, agência que regulamenta a radiodifusão nacional, a futura estação será de classe E2 de operação, ou seja, seguirá a linha de classificações especiais das estações situadas na capital fluminense. Para se ter uma ideia, essa classe é a mesma da concessão da Rádio Mix FM 102.1.

No Rio de Janeiro a sintonia 88.9 FM está livre, tendo apenas as rádios Tribuna FM 88.5 de Petrópolis (RJ) e NovaBrasil FM 89.5 como estações mais próximas com sintonia na região. A emissora mais próxima à ocupar essa mesma frequência da futura Rádio UFRJ FM é a atual Rádio Mania FM 88.9 de Paraty, sintonizada a partir da região de Angra dos Reis.

Com informações do site da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tags: Rádio, UFRJ FM, radiodifusão, universidade, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.