Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 04 de Agosto de 2020 @ 10:54

Minicom suspende prazos processuais da SERAD e Anatel prorroga vigência de regulamento de FM e TV

Brasília – Medidas foram publicadas no Diário Oficial da União na semana passada

Publicidade

Diversos atos que envolvem a radiodifusão foram publicados pelo Ministério das Comunicações e pela Anatel no Diário Oficial da União na semana passada. A Portaria 174/2020 suspendeu os prazos dos processos administrativos e de atendimento ao público em tramitação na SERAD. Já a Anatel prorrogou para o dia 3 de novembro, a vigência do Regulamento sobre Canalização e Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares.

Os prazos dos processos que tramitam na Secretaria de Radiodifusão (SERAD) do Ministério das Comunicações (Minicom) estão suspensos até 31 de agosto. "A portaria atende a mais um pedido da ABERT, já que a emissão dos inúmeros documentos necessários para instrução dos processos administrativos em curso na SERAD depende de serviços e atividades que estão suspensos", explica o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores.

Já o período de renovação de outorga não foi alterado pela portaria e permanece o mesmo. O radiodifusor deve ingressar com o pedido em até um ano antes do prazo do fim da outorga, ainda que recaia durante o período de suspensão estabelecido pela portaria.

Anatel prorroga vigência do Regulamento sobre Canalização e Uso de Radiofrequências

Além da suspensão dos prazos dos processos da SERAD, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também publicou um ato que prorroga, de 10 de agosto para 3 de novembro, a vigência do Regulamento sobre Canalização e Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares. As mudanças têm o objetivo de adequar o Sistema Mosaico da Anatel, que deve sofrer alterações em função dos novos regulamentos técnicos de FM e de TV.

Na prática, a prorrogação posterga os estudos da migração AM/FM e o aumento de potência e primarização de alguns canais de TV. Em 2019, a ABERT encomendou ao Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CPqD) estudos sobre interferência de rádios, que implicaram em alterações do regulamento técnico de FM.

O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, ressalta que "o novo regulamento trará grandes avanços para a análise técnica dos processos, pois além de dar celeridade aos procedimentos administrativos, está sendo atualizado de acordo com a evolução tecnológica dos serviços de radiodifusão". Flores complementa que "a efetividade do novo regulamento depende, realmente, de o Sistema Mosaico estar adaptado às novas regras".

Minicom nomeia novo secretário para a SERAD

A Secretaria de Radiodifusão (SERAD) do Ministério das Comunicações (Minicom) está com novo secretário. A SERAD publicou no Diário Oficial da União de quarta-feira (29), a nomeação do engenheiro Maximiliano Salvador Martinhão para o comando da pasta.

Max Martinhão substitui Wilson Wellish que, com o desmembramento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério das Comunicações, retornou para o Departamento de Inclusão Digital do Minicom no dia 16 de julho. Bacharel em Engenharia Elétrica, modalidade Eletrônica, Martinhão era assessor especial do ministro Marcos Pontes (MCTI) e já atuou como secretário de Telecomunicações e secretário de Políticas de Informática do antigo MCTIC. Foi ainda presidente da Telebrás. 

Em nota, a ABERT agradeceu ao secretário Wilson Wellish "pelo diálogo com o setor e pelas conquistas alcançadas pela radiodifusão durante sua gestão" e parabenizou o Minicom pela nomeação de Martinhão para a SERAD, "conhecedor do setor e das necessidades de avanços regulatórios e tecnológicos da radiodifusão brasileira".

Com informações da ABERT

Tags: Rádio, Brasília, Minicom, Anatel, radiodifusão

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.