Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020 @ 10:50

Após deixar a operação 100% remota, Interativa FM estreia geração própria de energia solar para sua transmissão

Goiânia - Sistema irradiante da FM passou a ser alimentado por energia solar. Estúdios também terão sistema semelhante a partir de setembro

Publicidade

Na última segunda-feira (3), a Interativa FM 94.9 de Goiânia (jovem/pop-rock) foi notícia no tudoradio.com por anunciar que a operação da rádio passou a ser feita de forma 100% remota. Agora, a estação volta a chamar a atenção do mercado por estrear um sistema próprio de geração de energia elétrica para alimentar sua transmissão em FM. A usina fotovoltaica entrou em operação nesta terça-feira (4) e a Interativa FM também deve contar com outra unidade para gerar a energia para a sua sede.

No comunicado feito ao mercado e ao público da emissora, a Interativa FM informou que a rádio passa a ser autossustentável em sua transmissão, com a usina fotovoltaica alimentando o sistema irradiante da 94.9 FM. É importante lembrar que a estação está entre as FMs mais potentes e abrangentes do país, sendo uma concessão classe especial (E3 - saiba mais) de operação.


Painéis solares da usina fotovoltaica instaladas na base da estrutura de transmissão da Interativa FM de Goiânia

Segundo José Luiz, apresentador e diretor da Interativa FM, a usina fotovoltaica vai ser suficiente para dar "sustentabilidade total ao parque de transmissão da rádio", cobrindo os custos de energia elétrica da estação. A usina utilizou boa parte da área do terreno do sistema irradiante da 94.9 FM.

"Vai ser feita uma outra usina fotovoltaica, em outro lugar, para suprir as necessidades de consumo de energia elétrica da sede da rádio", completa José Luiz. Segundo o diretor, o outro sistema deve ser entregue a partir de setembro e o "Pay Back" (retorno dos investimentos) será entre 4 e 5 anos.


Foto da torre da Interativa FM. Na parte inferior é possível ver os painéis solares instalados na estrutura da estação

Clique aqui para ver o alcance de sinal da Interativa FM e de outras FMs goianas

Operação 100% remota

No domingo (2), a Interativa FM passou a operar de forma 100% remota na geração de seu conteúdo do ar e também para outras plataformas. Foram feitos investimentos em codecs de áudio para a comunicação de nove estúdios diferentes, com cada locutor e apresentador participando da programação a partir de suas casas e outros locais. Para o ouvinte, não foi percebida diferença em relação à operação original feita no estúdio da Interativa FM.

A ideia de transformar a operação da rádio para um formato 100% remoto vem de antes da pandemia do novo coronavírus, mas o projeto foi acelerado na tentativa de manter a equipe segura em relação à covid-19. E essa forma de operação deverá ser mantida no pós-pandemia.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Interativa FM, Goiânia, energia solar, transmissão, estúdio, operação, remoto

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.