Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 09 de Setembro de 2020 @ 07:30

Panorama: Nativa FM aparece no top 3. Band FM segue líder e Jovem Pan FM avança em São Paulo

São Paulo - Alpha FM segue isolada na vice-liderança geral. Transcontinental e Metropolitana FM ampliam suas médias no top 10 e meio FM tem nova alta de audiência

Publicidade

A audiência de rádio FM continua avançando em São Paulo. Ontem (8), o mercado acompanhou mais uma atualização geral da pesquisa feita regularmente pela Kantar Ibope Media e, em filtros como o 05h-00h, o universo de ouvintes foi ampliado pela quarta vez consecutiva. Dessa vez, boa parte dos avanços foram observados em FM que disputam colocações entre o top 10 e o top 15 em períodos gerais. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre junho a agosto de 2020):

Líderes isoladas e novidade no top 3

A Nativa FM 95.3 (popular) é um dos destaques da atual medição de audiência. A emissora manteve a trajetória positiva que era observada em seus números desde o início do ano e isso a posicionou na terceira colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale recordar que a Nativa FM já havia avançado na medição passada para o top 3 em filtros comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

O que não muda em São Paulo é a liderança geral da Band FM 96.1 (popular/hits), rádio que segue com um elevado índice de audiência, cujo número atual é superior ao volume registrado no início do ano. E a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) também não tem sua situação alterada, se destacando na vice-liderança geral, posição que é mantida de forma isolada em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Concorrência em filtros gerais e avanços de audiência

A Jovem Pan FM 100.9 (jovem/pop-jornalismo) apresentou mais um avanço em sua média de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que a manteve na quinta colocação geral nesse período e diminui a distância que a separa da 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock, emissora que não está distante do top 3 em períodos gerais). Em filtros comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) a Jovem Pan FM leva vantagem.

Na sequência, a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) também manteve a sua trajetória de alta em audiência e avançou para a sétima colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e sexto em filtros de segunda à sexta-feira. A emissora está próxima da 105 FM 105.1 (popular/esportes), emissoras que também estão próximas do top 5 nos períodos gerais.

A Antena 1 FM 94.7 aparece logo na sequência em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com elevados volumes de audiência nos principais períodos da medição, tendo a Gazeta FM 88.1 (popular/hits) na sequência.

Destaque na atual medição de audiência para a Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits). A emissora, que fecha o top 10 nos principais períodos da medição, cravou a sua melhor marca em 2020 e diminuiu a distância que a separa das rádios que aparecem à frente em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Mais destaques

A BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) continua com uma média elevada de audiência, bem superior à sua média histórica, sendo a FM jornalística mais próxima do top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Mas, passa a contar com a NovaBrasil FM 89.7 mais próxima nos filtros gerais, rádio de formato adulto-contemporâneo que apresentou uma elevação considerável em seu índice de audiência. Em filtros como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta), a 89.7 FM aparece bem próxima da Metropolitana.

Também é destaque o avanço considerável visto no índice da Rádio Mix FM 106.3 (jovem/pop), rádio se aproximou do top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e cravou a sua melhor marca de audiência desde 2018. A emissora é seguida pelas rádios CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) e Kiss FM 92.5 (adulto/rock) nesse filtro.

Outra emissora que apresentou uma variação positiva consistente foi a Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits), estação que já havia observado uma elevação de seu índice de audiência nas últimas medições, o que a posicionou em um patamar de audiência que não era observado desde 2019.

Na sequência, emissoras como Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes), Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes), Tropical FM 107.9 (popular/hits). Gospel FM 90.1 (evangélica/gospel) e Top FM 104.1 (popular/sertanejo) ampliaram suas médias. Destaque para a evolução mais significativa vista no índice da Transamérica.

A pesquisa sem "face to face"

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não conta com entrevistas "face to face" e isso gerou dúvidas de como a situação vai impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media segue orientando as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores.

Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impede que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, o "face to face" deve retornar neste mês de setembro, impactando parcialmente a partir da próxima atualização.

Veja também:
> Panorama: Audiência de rádio segue avançando em São Paulo. Band FM e Alpha FM disparam
> Panorama: São Paulo passa a contar com cinco FM acima da marca de 2 milhões de ouvintes alcançados em 30 dias

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pela Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.