Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2020 @ 07:31

Com estreias, dial FM de Goiânia chama a atenção por ter equilíbrio entre formatos, redes e estações locais

Goiânia - Distribuição de formatos e uma presença equilibrada entre redes e rádios locais pode ampliar o alcance do rádio na capital de Goiás

Publicidade

Atualizado às 11h11 - A estreia da Antena 1 FM 92.1 foi reagendada em Goiânia, prevista agora para a próxima segunda-feira (5). 
 

Goiânia tem chamado a atenção do mercado nacional por contar com uma série de novidades em seu dial nos últimos anos. Na visão da indústria, há um certo equilíbrio de formatos entre estações locais e redes que atuam nacionalmente, o que pode ampliar o alcance do meio rádio entre a população local. Neste início de outubro, o rádio goiano conta com a estreia de mais duas marcas com atuação nacional: Clube FM 95.7 (popular/hits) e Antena 1 FM 92.1 (adulto-contemporâneo), estações que são implantadas por um grupo que tem operado várias redes na região. Acompanhe:

A Grande Goiânia é a 12ª mais populosa do país, com cerca de 2.6 milhões de habitantes segundo estimativa de 2019 do IBGE. O grande número de estações na cidade e municípios vizinhos auxilia a expansão de projetos diferentes, com marcas locais, regionais e nacionais. E, conforme mais rádios surjam, o meio está procurando preencher espaços de conteúdo que são demandados pela população. Goiânia costuma estar na média nacional ou acima dela há cada atualização do Inside Radio, feito pelo Kantar Ibope Media. Hoje são 78% de alcance no levantamento mais recente, mas com um tempo médio de 4h38min.

O mercado de Goiânia se divide entre marcas locais que são conhecidas nacionalmente como Rádio 99,5 FM 99.5 (popular/hits), Interativa FM 94.9 (jovem/pop-talk), Rádio Terra FM 104.3 (popular/sertanejo), Positiva FM 98.9 (popular/sertanejo), Paz FM 89.5 (religiosa/gospel), Executiva FM 92.7 (adulto-contemporâneo), entre outras, com iniciativas de redes que tem obtido relevância em audiência como Alpha FM 102.1 (adulto-contemporâneo), CBN FM 97.1 (jornalismo), Jovem Pan FM 106.7 (jovem/pop), 89 FM A Rádio Rock FM 102.9 (alternativa/rock), Rede Aleluia FM 105.3 (religiosa/evangélica), entre outras.

Nos últimos anos, um grupo de comunicação que passou a ter mais expressão a partir da implantação da Alpha FM, avançou no trabalho de investir em redes de diferentes formatos para ampliar a atuação em Goiânia. O ponta-pé nesse processo em novos canais ocorreu com a 89, a primeira afiliada da marca fora de São Paulo, prosseguindo com a BandNews FM 90.7 (passou a operar neste ano), Clube FM 105.7 (na vizinha Anápolis) e, a partir de hoje, com as afiliadas Clube FM 95.7 e Antena 1 FM 92.1.


Logotipo da Clube FM, uma das novidades no dial FM de Goiânia

E o processo não fica restrito à Goiânia e cidades vizinhas. Anápolis, cidade de porte médio que teve o seu dial FM ampliado após a migração das AMs, também conta com uma diversidade de formatos. Estações da capital atingem o município, assim como as FMs da cidade do interior também alcançam Goiânia. Entre as locais em Anápolis, estão projetos como Manchester FM 93.3 (popular/hits), 96 FM 96.3 (jovem/pop), Rádio Imprensa FM 104.9 (popular/jornalismo), Rádio Voz do Coração Imaculado FM 107.7 (religiosa/católica), entre outras.

Outro recorte importante também é relacionado ao dial AM local, este que aguarda canais em FM para poder migrar. O AM goiano conta com rádios de destaque entre a comunidade local, como Rádio Bandeirantes AM 820, Rádio Sagres AM 730, Rádio Difusora AM 640, Rádio Daqui AM 1230, entre outras.

A dúvida da indústria é como o rádio da região irá se comportar comercialmente com essa grande concorrência, mas a variedade de formatos/projetos e um possível alcance ainda maior de ouvintes são a expectativa de que há um futuro promissor para o dial goiano. E a tendência de maior formatação do dial FM também é percebido em outros mercados brasileiros, como Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Brasília (DF), entre outros.

Veja também:
> Antena 1 retorna à Goiânia em outubro. Rede será implantada pelo mesmo afiliado da Clube FM
> Clube FM confirma estreia em Goiânia. Afiliado é o mesmo que opera Anápolis
> Após deixar a operação 100% remota, Interativa FM estreia geração própria de energia solar para sua transmissão
> Rádio 99,5 FM promove ação voltada ao Dia das Crianças em Goiânia e sorteia notebooks

Clique aqui e confira a lista de FMs captadas em Goiânia e região

Tags: Goiânia, mudanças, dial, FM, formatos, curiosidade, expansões, redes

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.