Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 11 de Novembro de 2020 @ 07:30

Panorama: FM O Dia e Rádio Globo crescem em audiência no Rio de Janeiro. Rádio Melodia segue líder

Rio de Janeiro - SulAmérica Paradiso FM e Transamérica também se destacam ao evoluírem na medição. Super Rádio Tupi segue na vice-liderança geral

Publicidade

O Rio de Janeiro acompanhou na última segunda-feira (9) mais uma atualização geral dos dados da audiência FM local, pesquisa que é feita regularmente pela Kantar Ibope Media. No geral, a média de ouvintes no universo FM+WEB sofreu um leve recuo na comparação com a pesquisa passada, isso com base nos principais períodos da medição. Porém vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2020):

Novidade no top 5

A FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) foi um dos principais destaques da atual medição de audiência. A emissora manteve na medição a tendência de alta vista anteriormente, apresentando agora uma variação positiva de cerca de 5% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso foi o suficiente para reposicionar a FM O Dia na terceira colocação geral nesse filtro, condição também alcançada no período comercial (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Sem mudanças no topo: a Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) segue isolada na primeira colocação em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), tendo novamente a Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) como emissora mais próxima no ranking FM.
A JB FM 99.9, líder isolada no formato adulto-contemporâneo, segue bem próxima da FM O Dia e completa a seleta lista de FMs que são donas das maiores médias de audiência do país. As quatro primeiras colocadas no Rio de Janeiro estão acima dos 180 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e acima dos 230 mil no comercial (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

E a 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) completa o top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos importantes da medição, isolada na quinta colocação geral.

Mais destaques e avanços

A Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits) também foi um dos principais destaques da medição de audiência. A rádio, que já vinha de um resultado positivo na pesquisa passada, reconquistou a sexta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos da pesquisa, passando também a ficar mais isolada nessa condição.

Na sequência, Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) aparece em sétimo geral e na liderança isolada em seu formato de programação. E passa a ter a Rádio Cidade FM 102.9 (adulto/rock) um pouco mais próxima no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estação que está isolada em oitavo geral.

Destaque para a SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo), rádio que teve um dos maiores avanços da medição e volta a ficar posicionada entre as 10 maiores audiências do rádio carioca. A emissora já vinha de alta expressiva na medição passada e agora está em nono geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Também chamou a atenção do mercado a variação positiva no índice da Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-esportes), emissora que obteve o maior avanço percentual entre as 10 primeiras colocadas. Com isso, a 101.3 FM aparece no top 10 em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Catedral FM 106.7 (religiosa/católica) e BandNews FM 90.3 (jornalismo) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), assim como a Antena 1 Lite FM 103.7 (adulto-contemporâneo), NovaBrasil FM 89.5 (adulto/nacional) e CBN FM 92.5 (jornalismo). Destaque para a NovaBrasil, que ganhou posição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) ao variar de forma expressiva em audiência.

A saída e o retorno do "face to face" na pesquisa

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não estava contando com entrevistas "face to face". Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impediu que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Porém, segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, o "face to face" retornou em setembro, impactando em dois meses dos três que compõem o resultado atual.

Veja também
> Panorama: Rádio Melodia e Super Rádio Tupi seguem isoladas no topo. FM O Dia dispara em audiência no Rio de Janeiro

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 29 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Rio de Janeiro, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.