Segunda-Feira, 03 de Agosto de 2009 @ 10:18
São Paulo – Pesquisa deverá ser divulgada nesta semana
A pesquisa de audiência entre as FMs de São Paulo que será divulgada nos próximos dias pelo Instituto Ibope gera uma certa expectativa em todos os segmentos de programação. A Tupi FM 104.1 deverá confirmar novamente a primeira colocação geral, porém nos demais gêneros a pesquisa poderá apontar novidades.
A queda nos índices gerais que atingiu grande parte das rádios FMs da capital paulista é encarada como uma “flutuação” comum da pesquisa, segundo o mercado. No segmento adulto fica a expectativa da Antena 1 FM 94.7 confirmar o seu crescimento no ranking, além da manutenção da liderança adulta por parte da Alpha FM 101.7, rádio que briga para continuar entre as demais mais ouvidas.
Entre as jovens a Mix FM 106.3 deverá manter a primeira colocação geral, mesmo apresentando quedas seguidas nos últimos resultados. Suas concorrentes também derraparam, porém a Metropolitana FM 98.5 apresentou o menor deslize. A tendência é que todas recuperem o fôlego, inclusive a Jovem Pan 2 FM 100.9 que vinha crescendo de forma constante.
Outro segmento que observa grandes disputas é o religioso, que atualmente conta com a liderança da Vida FM 96.5. As rádios evangélicas de São Paulo estão bem estruturadas, inclusive nos quesitos artísticos e técnicos, elevando o nível da disputa.
O novo resultado que será divulgado pode derrubar todas essas previsões de mercado ou simplesmente manter o resultado anterior. Mercados que possuem rádios bem estruturadas e dispostas em conquistas a audiência incitam essas oscilações surpresas.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.