Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 02 de Fevereiro de 2021 @ 10:49

Panorama: Rádio Gaúcha segue líder isolada. Rádio 92 avança e retorna ao top 5 em Porto Alegre

Porto Alegre - Rádio Mix FM, Rádio Grenal e Rádio 88,7 ganham posições em filtros gerais de audiência. Rádio Pampa apresenta alta em seu índice

Publicidade

O rádio de Porto Alegre e região metropolitana acompanhou no dia 11 de janeiro a mais recente atualização dos dados de audiência aferidos pela Kantar Ibope Media. No geral, o FM viu algumas mudanças na configuração do top 10 em filtros gerais, mas o top 3 segue inalterado. O universo de ouvintes recuou na comparação com a medição passada, talvez fruto da presença do horário eleitoral no rádio, que historicamente causa esse tipo de oscilação. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2020):

Top 5 com uma mudança

O que há de novo na medição de audiência na Grande Porto Alegre em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é o avanço da Rádio 92 FM 92.1, de formato popular/hits. A emissora ignorou a oscilação negativa vista no meio e retornou ao top 5. O fato também chama a atenção pela 92 aparecer a frente de uma concorrente direta, que é a 104 FM 104.1 (popular/hits). As duas FMs seguem com médias próximas em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

E o que não muda é a configuração do top 3: a Rádio Gaúcha FM 93.7, emissora de formato jornalístico/esportes, mantém ampla vantagem na liderança geral nos principais períodos da pesquisa. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a estação concentra um volume de audiência é superior ao dobro do índice registrado pela segunda colocada. A Rádio Gaúcha está há mais de cinco anos na liderança geral no FM da Grande Porto Alegre.

A Rádio Caiçara FM 96.7 (popular) também se destaca ao consolidar a sua condição de vice-líder geral, posição esta que é mantida com mais tranquilidade pela FM controlada pela Rede Pampa. E na comparação com a pesquisa anterior, a Caiçara praticamente não viu alterações significativas em seus números, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Também é destaque a permanência da Atlântida FM 94.3 (jovem/pop) no top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), condição sustentada pela emissora desde a medição atualizada em outubro (relacionada ao trimestre julho a setembro de 2020). A Atlântida é seguida pela Continental FM 98.3, rádio que lidera entre as FMs do formato adulto-contemporâneo.

Mais destaques

A pesquisa geral de audiência na Grande Porto Alegre também viu avanços nas posições de rádios que já estavam numa trajetória de alta. São os casos da Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop, agora em sétimo geral em filtros como o 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais), Rádio Grenal FM 95.9 (esportes) e Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits, que elevou sua média de audiência e crava uma de suas melhores marcas).

Também estão próximas desse "bolo" no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais): Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo) e Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertanejo), o que mantém acirrada a disputa por colocações entre FMs de formatos diferentes em filtros gerais.

Porto Alegre também observou a forte variação vista no índice da Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo), emissora que passa a ficar mais próxima do top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A estação aparece na sequência da Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa), que está estável em audiência. Eldorado FM 104.9 (popular/hits) e Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop) aparece na sequência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Retorno do "face to face" na pesquisa

A medição atual também cobre um trimestre cheio do retorno do "face to face". Desde o dia 20 de março do ano passado, a pesquisa não estava contando com entrevistas presenciais devido a pandemia do novo coronavírus, sendo substituídas por entrevistas feitas via telefone e internet.

A pandemia do novo coronavírus impediu que pesquisadores saíssem às ruas para fazer as entrevistas, assim como ocorreu com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

A normalização foi iniciada no banco de setembro de 2020, com o retorno da modalidade "face to face", impactando assim de forma parcial nas últimas atualizações. 

Veja também:
> Panorama: Rádio Gaúcha, Rádio Caiçara e Atlântida seguem no top 3 de audiência na Grande Porto Alegre

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Porto Alegre, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.