Terça-Feira, 22 de Dezembro de 2020 @ 10:17
Porto Alegre - Continental FM também se destaca ao manter posição no top 5 dos principais períodos da medição. Rádio Grenal e Rádio 88,7 FM avançam
A presença de um segundo turno eleitoral parece ter feito muita diferença para o volume de audiência do rádio FM na Grande Porto Alegre. Segundo a mais recente medição realizada pela Kantar Ibope Media, o FM gaúcho viu uma leve oscilação negativa na comparação com a pesquisa anterior, mas segue com um índice geral superior à maioria dos resultados atualizados em 2020. A medição atual contempla um trimestre cheio com o “face to face”. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre setembro a novembro de 2020):
Sem mudanças no top 5
O resultado atual foi quase uma repetição do anterior no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) para os maiores volumes de audiência. Ou seja, nenhuma mudança nas colocações do top 5 e variações pouco significativas nas médias de audiência das FMs.
Melhor para a Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes), que segue isolada no topo do ranking de audiência nos principais períodos da pesquisa. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a líder segue acima dos 64 mil ouvintes por minuto, superior ao dobro da audiência da vice-líder. Na faixa comercial (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), a rádio supera os 80 mil ouvintes por minuto.
Na sequência, a Rádio Caiçara FM 96.7 (popular) segue na vice-liderança geral, seguida pelas emissoras Atlântida FM 94.3 (jovem/pop, líder em seu formato) e Continental FM 98.3 (líder no adulto-contemporâneo). A diferença entre as três FMs não é significativa no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mantendo em alta a concorrência entre FMs de formatos diferentes.
A 104 FM 104.1 (popular/hits) completa o top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo acompanhada pela Rádio 92 FM 92.1 nos períodos gerais.
Mais destaques
Porto Alegre observa o crescimento da concorrência entre várias FMs de diferentes formatos no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estas que estão mais próximas das emissoras que disputam colocações no complemento do top 5.
A Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo) puxa a fila no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), tendo as emissoras Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop) e Rádio Grenal FM 95.9 (esportes, que avançou novamente) bem próximas. As três FMs vem de uma sequência positiva em seus índices neste segundo semestre de 2020.
Também estão próximas nesse "bolo" do top 10 as emissoras Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertanejo) e Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits), ambas originadas em Novo Hamburgo. No caso da 88,7 FM, a evolução da emissora é constante e posiciona a FM numa condição bem superior ao volume de audiência que a rádio tinha no inicio de 2020.
A Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa) aparece na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), isolada em sua colocação.
O ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) continua com as rádios Eldorado FM 104.9 (popular/hits), Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo), Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop) e Rádio Bandeirantes FM 94.9 (jornalismo/esportes) aparecendo na sequência.
Retorno do "face to face" na pesquisa
Conforme indicado no início desse panorama, a medição atual cobre um trimestre cheio do retorno do "face to face". Desde o dia 20 de março, a pesquisa não estava contando com entrevistas presenciais devido a pandemia do novo coronavírus, sendo substituídas por entrevistas feitas via telefone e internet. O mesmo ocorreu no banco de março, a partir do dia 20.
A pandemia do novo coronavírus impediu que pesquisadores saíssem às ruas para fazer as entrevistas, assim como ocorreu com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.
A volta dos entrevistadores foi iniciada no banco de setembro, tendo o trimestre atual com todos os meses contando com entrevistas do tipo "face to face". Porém, as equipes não estão completas por causa do coronavírus, ou seja, o volume de entrevistas feitas nessa modalidade é inferior ao período que antecede a pandemia.
Veja também:
> Panorama: Rádio Gaúcha amplia de novo o teto de audiência em Porto Alegre. Continental FM avança no top 5
Importante: entenda o ranking…
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.
Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.