Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 13 de Fevereiro de 2021 @ 07:47

13 de fevereiro – Data em que é comemorado o Dia Mundial do Rádio

São Paulo – Data foi estabelecida em virtude da criação da Rádio das Nações Unidas, em 13 de fevereiro de 1946

Publicidade

Hoje é dia 13 de fevereiro. A data foi escolhida para comemorar o Dia Mundial do Rádio. O dia foi escolhido em virtude da criação da Rádio das Nações Unidas, em 13 de fevereiro de 1946. O Dia Mundial do Rádio foi proclamado na Conferência Geral da UNESCO em 2011, seguindo uma proposta inicial da Espanha. Foi aprovada por unanimidade no ano seguinte pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que o declarou um Dia Internacional da ONU.

De acordo com a UNESCO, o Rádio deve ser exaltado por ser um meio de comunicação de baixo custo e popular, que pode alcançar as áreas mais remotas e as pessoas mais marginalizadas. Ele é o principal meio de transmissão de informações quando outras mídias param de funcionar em casos de comunicações de emergência ou após um desastre natural. Por fim, é um meio que tem sido completamente capaz de adaptar-se ao desenvolvimento de novas tecnologias, como a banda larga, a transmissão de áudio digital (digital audio broadcasting – DAB) e os dispositivos móveis.

O objetivo do Dia Mundial do Rádio é conscientizar o público da importância do rádio e incentivar os tomadores de decisão a utilizá-lo para fornecer acesso à informação e melhorar a cooperação internacional entre as emissoras. Este é um dos dias mais populares proclamados pelas Nações Unidas. Todos os anos, centenas de estações de rádio por todo o mundo participam do evento. 

O site oficial do Dia Mundial do Rádio recebe uma média de mais de 100 mil acessos por ano. Nos últimos anos, sempre é escolhido um tema para a comemoração. Temas como igualdade de gênero (2014), juventude (2015) esporte (2018) já foram adotados pela UNESCO para celebrar o Dia Mundial do Rádio. Em 2020 o tema foi diversidade.

Em 2021, tema é "Novo Mundo, Nova Rádio"

Em 2021, o tema do Dia Mundial do Rádio é "Novo Mundo, Nova Rádio". O tema foi adotado para exaltar o meio de comunicação que teve crescimento durante a pandemia do coronavírus. Além disso, esta edição do está dividida em três subtemas principais, como Evolução, Inovação e Conexão.

O subtema Evolução se refere à resiliência do rádio, à sua sustentabilidade; Inovação ressalta que "o rádio teve que se adaptar às novas tecnologias para permanecer o meio de mobilidade preferido, acessível em todos os lugares e para todos"; e a Conexão "destaca os serviços do rádio para a nossa sociedade - desastres naturais, crises socioeconômicas, epidemias, etc". Todo o material é livre de direitos autorais e pode ser usado para promover o Dia Mundial do Rádio.


Vídeo comemorativo da UNESCO em inglês

Veja também:
> Pesquisa mostra que o rádio é considerado confiável entre usuários de outras mídias
> Portal tudoradio.com realiza 1ª edição de 2021 do Painel tudoradio.com com o tema "Retrospectiva 2020 X Expectativas 2021"
> O rádio caminha para se consolidar como um meio híbrido

Tags: Rádio, Dia Mundial do Rádio, UNESCO, homenagem

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.