Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 23 de Fevereiro de 2021 @ 07:29

Panorama: Rádio Jornal e Recife FM seguem com as maiores audiências entre as FMs comerciais do Recife

Recife - Top 5 segue com duas FMs religiosas não assinantes da medição. NovaBrasil FM amplia sua média

Publicidade

Recife acompanhou a tendência vista em outros mercados como São Paulo e Rio de Janeiro ao ampliar a média de audiência do FM. Segundo a pesquisa realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media, o universo de ouvintes foi puxado pela alta vista em FMs de grande volume, como a líder geral. Também não houve mudança de colocações no top 5. E o resultado atual é o primeiro a contar com um mês de 2021. Acompanhe (05h-00h/todos os dias e locais/trimestre novembro de 2020 a janeiro de 2021):

Sem mudanças no topo

Emissoras como a Rádio Jornal FM 90.3 (popular/jornalismo-esportes) e Recife FM 97.5 (popular/hits) continuam com os maiores volumes de audiência entre as FMs comerciais do Grande Recife. A Jornal, que assumiu a vice-liderança geral a partir da última pesquisa (trimestre outubro a dezembro de 2020), manteve a condição na atualização atual, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Com a movimentação atual do meio nesta medição, a 90.3 FM está um pouco mais confortável nessa colocação.

A Recife FM, segundo maior volume entre as FMs comerciais e terceiro lugar geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), ainda segue próxima da Rádio Jornal, mantendo acirrada a disputa no top 3. 

O top 3 é completado pela líder geral isolada, que avançou novamente e é de formato religioso (mesmo gênero da FM de quarto maior volume de audiência em filtros gerais), puxando a alta do meio. E o top 5 também conta com a Clube FM 99.1 (popular/hits), que ainda passa por um reposicionamento após mudanças em sua grade.

Mais destaques

O meio FM pernambucano também viu uma variação positiva no índice de audiência da NovaBrasil FM 94.3 (adulta/nacional). Com isso, a emissora segue consolidada na sexta colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), além de contar com a maior audiência do Grande Recife entre as FMs de formato adulto-contemporâneo.

Na sequência, Recife observa a Jovem Pan FM 95.9 mantendo a sétima colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora passa a ser acompanhada de perto por uma FM não assinante, de formato adulto-contemporâneo, estação que auxiliou diretamente na alta do FM pernambucano. 

Ainda no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a novata Rádio Canaã FM 91.3 (religiosa/gospel) e Rede Brasil FM 93.3 (religiosa/gospel) completam o top 10 e também estão oferecendo concorrência por posições a partir da sétima colocada geral.

Após outra não assinante da medição, as emissoras CBN FM 105.7 (jornalismo/esportes), Ynterativa FM 102.1 (popular/hits) e Transamérica FM 92.7 (jovem/adulto-esportes, que participou da alta do FM pernambucano na medição atual) aparecem posicionadas logo na sequência do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também:
> Panorama: Rádio Jornal pula para a vice-liderança de audiência no Recife. Jovem Pan FM e Rádio Canaã avançam

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 21 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência no Grande Recife.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Recife: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Recife, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.