Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você confia na prestação de serviço e nas informações veiculadas pelo rádio sobre a pandemia da covid-19?

Enquete

Sexta-Feira, 19 de Março de 2021 @ 07:29

Curiosidade: São Paulo e Porto Alegre contam com FMs comemorando seis anos de liderança geral de audiência

São Paulo - Band FM e Rádio Gaúcha iniciaram campanhas institucionais para divulgar suas marcas para o mercado. Capitais não seguem a maior alternância vista em outras praças

Publicidade

Um fato tem chamado a atenção do mercado de rádio brasileiro. Duas emissoras de formatos diferentes iniciaram campanhas institucionais para comemorar 6 anos de liderança geral em audiência. As rádios que atingiram esse feito são: Band FM 96.1 (popular/hits) e Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes). As duas ações mostram uma certa hegemonia dessas rádios em mercados competitivos como São Paulo e Porto Alegre, ocorrendo de forma simultânea, já que os lançamentos das ações ocorreram neste mês de março. Acompanhe a curiosidade.

O caso da Rádio Gaúcha chama a atenção por vários motivos. Além da expressiva marca de 6 anos na liderança geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a emissora é a única estação considerada "all-news" a atingir esse feito e audiência no país, já que outras líderes que possuem forte atuação no jornalismo também contam com atrações populares e de entretenimento. 

O que acontece hoje em Porto Alegre não é uma regra no rádio de outros países, variando conforme a localidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, entre os cinco maiores mercados de lá, apenas San Francisco costuma contar com rádios jornalísticas no topo de audiência (via medição da Nielsen, que também registrou recentemente uma all-news como líder em Chicago). Já em Paris (França), por exemplo, FMs jornalísticas costumam ficar com os maiores volumes de audiência.

E os números da Rádio Gaúcha são expressivos: quase o dobro da audiência da segunda colocada no ranking FM geral (chegou a ter essa condição na reta final de 2020), liderança no alcance 30 e 90 dias nos principais períodos da medição, além da já considerável marca de seis anos consecutivos no topo do ranking de audiência.


Peça de comemoração sobre a marca alcançada pela Rádio Gaúcha no mercado de Porto Alegre

A Band FM, que atua em um formato mais habituado a lideranças de audiência no país, também conquistou vários pontos expressivos. É preciso considerar que a Band FM tem uma forte concorrência dentro de seu público-alvo, dividindo espaços com outros projetos de rádios que concentram muita audiência e sempre foram competitivos. Além do fato da Grande São Paulo estar entre os mercados de rádio mais importantes do planeta. 

Líder também em alcance (30 e 90 dias), a tarefa da Band FM na capital paulista não é fácil, mas a liderança é mantida de forma isolada nos principais períodos da medição.


Campanha da Band FM, executada em São Paulo

Também é preciso considerar que São Paulo e Porto Alegre estão com uma oferta de projetos de rádios no dial que mantém em alta o interesse do ouvinte, além de uma ampla variedade de formatos de programação.

Recomendamos:
> Rádio Gaúcha comemora os seis anos na liderança de audiência em Porto Alegre
> Band FM lança campanha para comemorar sexto ano seguido na liderança de audiência em São Paulo

As lideranças consecutivas mais longas não estão em SP e no RS

Apesar dos seis anos comemorados pelas rádios Band FM e Rádio Gaúcha, a mais longeva liderança geral de audiência não é dessas emissoras. Considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e outros períodos gerais, as rádios Regional FM 106.5 (popular/hits) no mercado de Florianópolis (SC) e Rádio 99,5 FM 99.5 (popular/hits) em Goiânia (GO) sustentam essa condição, com quase uma década de liderança geral.

Alguns exemplos de maior alternância

A maioria dos outros mercados regulares aferidos pela Kantar IBOPE Media conta com uma alternância maior de líderes, considerando os principais períodos da medição e tendo a marca de 6 anos como corte. As exceções são os já citados mercados de São Paulo, Porto Alegre, Goiânia e Florianópolis,

O Rio de Janeiro passou a contar com uma nova líder geral de audiência na pesquisa atual, através do crescimento da Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dez-20 a fev-21). Mas a liderança em alcance (30 e 90 dias) segue com a FM O Dia FM 100.5 (popular/hits, que rivaliza com a Band FM de São Paulo como o maior alcance do FM brasileiro).

Já Campinas teve alternância na pesquisa atualizada em fevereiro, mas a disputa continua entre as concorrentes de sempre: Educadora FM 91.7 (jovem/pop) e a Band FM 106.7 (popular/hits). E em Curitiba, a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) tem mantido a liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) nos últimos dez resultados.

Em Belo Horizonte, a Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) tem sustentado a liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos importantes desde o começo de 2020 (trimestre outubro a dezembro de 2019), mas tem a BH FM 102.1 (popular/hits) como a sua principal concorrente nos últimos anos.

Salvador, Fortaleza, Brasília, Recife e Vitória também apresentaram alguma alternância no topo nesses últimos seis anos de medição (considerando os principais períodos da pesquisa), apesar de alguns desses mercados contarem com as mesmas concorrentes de sempre pelo topo (estações consolidadas entre as maiores audiências desses locais).


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio Gaúcha, Band FM, São Paulo, Porto Alegre, audiência, campanhas

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.