Segunda-Feira, 24 de Agosto de 2009 @ 10:05
Catanduva – Emissora inicia transmissões com sistema RDS
Catanduva volta a ser noticia no mercado radiofônico nacional. Após uma série de inaugurações e ajustes técnicos, existe mais uma novidade no mercado regional: RDS. O sistema é amplamente conhecido nas principais cidades do país, inclusive do interior paulista, porém muitas rádios relutam em investir nessa tecnologia. A Band FM 96.1 não relutou.
A emissora que recentemente mudou de frequência (de 94.9 FM foi para 96.1 FM, deixando um espaço na região para a Rede Aleluia) e aumentou sua potência, passou a transmitir com seu sistema RDS instalado, informando o nome, slogan da rádio, entre outras informações. Essa tecnologia permite o envio de texto ao receptor dos ouvintes que dispõe desse sistema.
No inicio o RDS era encontrado em receptores instalados em carros de alto-padrão ou em aparelhos de som caros. Hoje um simples celular que custa em torno de R$130,00 a R$300,00 dispõe dessa tecnologia, aumentando consideravelmente o público receptor dos textos. Rádios como Canal Um FM 93.7 de Taquaritinga, 96 FM 96.9 de Bauru, a extinta Sertão FM 104.3 de Sertãozinho, entre outras, utilizam RDS. Em centros como Ribeirão Preto, Campinas e outros, essa tecnologia já está mais difundida.
Saiba mais sobre RDS clicando aqui.
Colaboração de Daniel Bejota
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.