Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você confia na prestação de serviço e nas informações veiculadas pelo rádio sobre a pandemia da covid-19?

Enquete

Segunda-Feira, 07 de Junho de 2021 @ 15:04

Projeto Lupa forma rede de rádios para difundir checagens sobre a pandemia com apoio do Google News Initiative

São Paulo - Projeto em parceria com o Redes Cordiais tem apoio do Google e pretende atingir desertos de notícias

Publicidade

O projeto Lupa lançou na última segunda-feira (31) um projeto em que possibilita que rádios comunitárias e universitárias de todo o Brasil possam ter acesso gratuito ao conteúdo verificado pela Lupa sobre vacinas contra a Covid-19 e outros temas relativos à pandemia. O projeto “Covid: eu informo” formará uma rede de emissoras em todo o Brasil com o objetivo de ampliar o alcance da informação verificada sobre o novo coronavírus.

De acordo com as informações da Lupa, para fazer parte da rede, as rádios devem manifestar interesse por meio de um formulário de inscrição. A partir daí, terão acesso às checagens da Lupa em formato de texto adaptado à linguagem radiofônica e também em áudio. Assim, poderão incorporar os conteúdos à sua programação da maneira como for mais adequada às suas audiências. A Lupa seguirá acompanhando a difusão dos conteúdos e medindo o impacto das verificações junto às emissoras da rede e ao público.

Natália Leal, diretora de Conteúdo da Lupa, disse que o objetivo do projeto é ampliar o alcance de informações verificadas como forma de alcançar locais remotos no país. "Nosso objetivo é sempre levar informação de qualidade à maior quantidade possível de pessoas. Com o Covid: eu informo buscamos atingir, principalmente, as áreas conhecidas como desertos de notícias, onde praticamente não há veículos de informação de referência. Nesses locais, as rádios comunitárias e universitárias são fundamentais no processo informativo, por isso pensamos em atendê-las e auxiliá-las disponibilizando conteúdos que não poderíamos fornecer sem o apoio financeiro do Google", explica Natália.

Neste primeiro momento, 20 rádios já integram a rede. Há emissoras de todas as regiões do Brasil, que atingem cidades de diferentes tamanhos. O projeto é gerido pela jornalista roraimense Thays Lavor, residente em Fortaleza, e conta com a produção e edição da jornalista Schirlei Alves, catarinense, baseada em Florianópolis. “Este projeto vai além da entrega de conteúdo para republicação, ele é construído junto com essas rádios, pois entendemos e respeitamos as singularidades de cada uma", considera Lavor.

A iniciativa da Lupa faz parte de uma parceria com a ONG Redes Cordiais contemplada em um fundo de financiamento de projetos de fact-checking e educação midiática do Google News Initiative. A Lupa foi a única plataforma de checagem brasileira a receber o apoio do Google nesse financiamento, anunciado em março. Além da rede de rádios, o projeto conta com um eixo de formação de agentes comunitários de saúde chamado de Vacina: eu informo. Nele, os agentes receberão vídeos sobre como combater a desinformação sobre vacinas e se tornarão embaixadores da informação verificada em suas áreas de atuação. O projeto também prevê transmissões ao vivo com influenciadores das cinco regiões do país e especialistas para discutir os conteúdos falsos sobre vacinas e Covid-19.

+ Acesse o formulário de inscrição voltado às emissoras de rádio. Clique aqui.

Veja também:
Qual o papel do rádio no combate à desinformação?
Covid-19: Seis em cada dez afirmam que rádio é "extremamente ou algo confiável" quando o assunto é vacina

Tags: Rádio, Agência Lupa, covid-19, informação, fake news, jornalismo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.












tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.