Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 26 de Julho de 2021 @ 10:48

104 FM retorna ao top 3. Rádio Gaúcha volta a ampliar liderança em Porto Alegre

Porto Alegre - Rádio Caiçara segue isolada na vice-liderança geral e a 92 oferece concorrência pelo top 3. Rádio 88,7 FM avança quatro posições

Publicidade

Porto Alegre acompanhou mais uma atualização da pesquisa de audiência que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. No geral, o rádio oscilou novamente de forma negativa no universo de ouvintes, mas segue em patamar elevado em relação ao histórico recente do mercado gaúcho. Também é observada uma grande concorrência nos filtros gerais por posições entre o top 3 e o top 10. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2021):

Líderes isoladas e mudança no top 3

A Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes), líder geral de audiência na Grande Porto Alegre, continua com uma ampla vantagem em relação às demais estações medidas pela pesquisa. E essa distância voltou a ser ampliada com a leve variação positiva vista no índice de audiência da 93.7 FM. A Rádio Gaúcha continua acima dos 60 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e uma estabilidade de destaque nos últimos resultados. 

Também é destaque a permanência da Rádio Caiçara FM 96.7 (popular) em seu novo patamar de audiência. A rádio cravou a sua segunda melhor marca histórica de audiência no FM gaúcho, mantendo assim uma boa vantagem para as demais FMs medidas no mercado da Grande Porto Alegre. 

A novidade no top 3 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) fica por conta do retorno da 104 FM 104.1 (popular/hits) a essa condição. A estação teve boa variação positiva em sua média de audiência e ganhou duas posições nos filtros gerais na comparação com a pesquisa anterior. A estação é seguida de perto pela Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits), que manteve um novo patamar de audiência na atual medição.

Na sequência, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Atlântida FM 94.3 (jovem/pop) completa o top 5 e segue próxima da disputa pelo top 3. E a Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo) aparece próxima da 94.3 FM, avançando para o top 5 nos filtros comerciais (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Mais destaques

É grande a concorrência entre as FMs que aparecem na sequência do ranking FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A movimentação atual aproximou várias FMs concorrentes de formatos diferentes. A fila é puxada por uma FM que aparece como não assinante.

Desse "bolo", a Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits) é quem variou de forma positiva em audiência na comparação com a pesquisa anterior, fazendo com que a FM sediada em Novo Hamburgo saltasse quatro colocações no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), voltando assim ao top 10 (posição que já era mantida pela FM em filtros comerciais).

Bem próximas da 88,7 FM, o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com a Rádio Grenal FM 95.9 (esportes), Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo), Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop) e Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa). Devido a grande aproximação entre as rádios, a ordem das FMs é alterada em outros filtros, como o comercial (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Porto Alegre conta ainda com a Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo), Eldorado FM 104.9 (popular/hits) e Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop) na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), todas cravado médias muito parecidas com os valores registrados na pesquisa anterior.

Veja também:
> Panorama: Rádio Caiçara e 92 FM avançam em Porto Alegre. Rádio Gaúcha segue líder

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Porto Alegre, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.