Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 26 de Julho de 2021 @ 15:06

Bolsonaro concede entrevistas a diferentes emissoras de rádio. Entradas tem gerado pautas políticas

Brasília – Bolsonaro concedeu entrevistas para a Rádio Gaúcha, Rádio Banda B, Rádio Itatiaia, Grande FM, Jovem Pan FM Itapetininga e participou do programa A Voz do Brasil

Publicidade

Atualizado - O presidente Jair Bolsonaro concedeu entrevistas a ao menos cinco emissoras de rádio durante o mês de julho. Segundo o que a redação do tudoradio.com apurou, o chefe do Executivo Federal participou da programação da Rádio Gaúcha FM 93.7 AM 600 de Porto Alegre, na Rádio Itatiaia FM 95.7 AM 610 de Belo Horizonte, na Radio Banda B FM 79.3 AM 550 de Curitiba, na Rádio Guaíba FM 101.3 AM 720 de Porto Alegre e a Rádio Grande FM 92.1 de Dourados (MS), além do programa A Voz do Brasil, da Rede Nacional de Rádio, controlada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Também ocorreram entrevistas à outras emissoras, como a Jovem Pan FM 100.7 de Itapetininga (SP). Mais adepto à comunicação via redes sociais, Bolsonaro tem apostado nas emissoras de rádio para pautar a cobertura política.

Bolsonaro foi ouvido pela Rádio Gaúcha no dia 10 de julho e concedeu entrevista durante sua passagem pelo sul do país. O presidente esteve no Rio Grande do Sul para participar, em Caxias do Sul, da abertura da 1ª Feira Brasileira do Grafeno. Na emissora, Bolsonaro falou sobre assuntos que estavam sendo discutidos na CPI da Covid-19.

Depois disso, Bolsonaro foi internado para tratar de uma obstrução intestinal. Após deixar o hospital, o presidente concedeu cinco entrevistas. Uma à TV Brasil, emissora do governo federal, e quatro a rádios – uma delas ao programa Voz do Brasil, também estatal. 

Em geral, as entrevistas tiveram perguntas pouco críticas e um ambiente que deixou o mandatário confortável para defender – sem questionamentos – pautas caras ao bolsonarismo, como o chamado tratamento precoce contra a covid-19 e a suposta falta de segurança das urnas eletrônicas.

Na semana seguinte à sua internação, Bolsonaro já foi ouvido pela Rádio Guaíba de Porto Alegre. Já na manhã de terça-feira (20), ele falou com a Rádio Itatiaia. Na entrevista, além de reafirmar o veto ao fundão, Bolsonaro disse que o ministro da Economia, Paulo Guedes, exagerou na elaboração do projeto da reforma tributária. Está em debate no Congresso mudanças na taxação do IR (Imposto de Renda) e dividendos.

Ainda na noite de terça-feira, ele apareceu na Voz do Brasil sob a justificativa de comemorar os 86 anos do programa. "Temos dificuldades com parte da grande mídia, temos dificuldades com uma CPI que está funcionando no Parlamento", disse. "O desgaste existe, mas temos a consciência, a tranquilidade que venceremos esta fase também", afirma Bolsonaro.

Na quarta-feira (21) chegou a dar uma entrevista à Jovem Pan FM de Itapetininga, fato que também gerou pauta nas editorias políticas e de economia. E, no dia seguinte (22), Bolsonaro foi entrevistado pela Rádio Banda B. Ao ser questionado sobre seu relacionamento com o governador Ratinho Júnior, ele tratou dos investimentos de Itaipu Binacional no estado.

Na última sexta-feira (23), o presidente concedeu entrevista ao vivo à Rádio Grande FM, de Dourados. Durante 40 minutos, Bolsonaro repetiu o discurso em defesa do tratamento precoce contra a covid-19 apesar da falta de comprovação científica, afirmou que em seu governo não há corrupção e cobrou voto impresso nas eleições de 2022. 

Das redes sociais para o rádio

Bolsonaro considera parte da imprensa de alcance nacional adversária do governo. Tradicionalmente, ele concentra sua comunicação nas redes sociais – ao falar com as rádios, transmite ao vivo as conversas em suas plataformas. Ele costuma fazer anúncios relevantes em seus perfis no Facebook e no Twitter. Divulga diariamente, por meio de um site bolsonarista, vídeos das conversas que mantém com apoiadores na frente do Palácio da Alvorada.  

Com a aproximação das eleições do ano que vem, conselheiros do mandatário avaliam que concentrar as aparições de Bolsonaro apenas nas redes sociais não é suficiente. Eles afirmam que o cenário eleitoral de 2022 indica uma disputa difícil e que o presidente precisa intensificar a divulgação de ações do governo em meios que tenham alcance pelo interior e por cidades de pequeno e médio porte. Dessa forma, o presidente opta por entrevistas à rádios de diferentes portes, algumas de capitais e outras de cidades do interior do país. E as transmissões contaram com áudio (via ondas e streaming, em especial o FM) e vídeo (via internet).

A tendência é de que essa prática da comunicação persista. Em todos os casos, as entrevistas repercurtiram em praticamente todas as mídias, inclusive rádios concorrentes daquelas que entrevistaram Bolsonaro. E as conversas da semana passada aconteceram a partir do Palácio do Planalto.


Registro da entrevista de Bolsonaro feita à Banda B. Conversa com outras emissoras seguiram o mesmo formato, com transmissão em áudio e vídeo

Com informações do GZH, Campo Grande News e Amazonas Atual

Tags: Rádio, Jair Bolsonaro, entrevistas, Rádio Gaúcha, Rádio Itatiaia, Rádio Banda B, Grande FM, EBC

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.