Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 02 de Agosto de 2021 @ 11:02

Apagão no AM de Porto Alegre: RBS e Rede Pampa desligam emissoras. CBN segue ativa

Porto Alegre - Rádio Gaúcha, Farroupilha, Princesa AM, Rádio Liberdade e Eldorado AM foram desativadas neste domingo (1º)

Publicidade

O mês de agosto começou com um "apagão" no tradicional AM de Porto Alegre. Transmissões tradicionais como as estações Rádio Gaúcha AM 600 e Farroupilha AM 680 foram desativadas, assim como informado anteriormente pelo Grupo RBS. Porém houve uma surpresa: a Rede Pampa decidiu ir pelo mesmo caminho e desativou suas AMs, retirando do ar as rádios Princesa AM 780, Liberdade AM 970 e Eldorado AM 1020. Das principais entre os dois grupos, apenas a CBN AM 1340 segue no ar.

As mudanças modificam um cenário que estava estável há alguns anos, mas que passou a entrar em transformação no final do primeiro semestre deste ano. A tradicional Rádio Bandeirantes AM 640 deixou de operar na faixa AM de Porto Alegre, cedendo espaços para a rede liderada pela Play FM 92.1 de São Paulo. Antes, em maio, a Liberdade AM 970 passou a ter a sua programação transmitida em FM estendido, inaugurando a nova faixa FM na capital gaúcha. Com a saída da 970 AM neste domingo (1º), a Liberdade anuncia que sua programação é exclusiva para a sintonia 83.3 FM.

Novamente sobre a RBS, os desligamentos de suas duas AMs são destaques nacionais. O grupo seguiu o mesmo movimento visto no Sistema Globo de Rádio em praças como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, onde considerou que suas marcas já contam com espaços no FM e na internet, optando também por não migrar suas AMs para o eFM. A tradicional 600 AM, que possuía uma cobertura de sinal em vários estados brasileiros e também em países vizinhos no “Cone Sul”, deixou o dial AM a partir da 0h deste domingo (1º).

Porém, o prejuízo em termos de audiência e presença em Porto Alegre será pouco ou nulo para a Rádio Gaúcha: a estação está consolidada em 93.7 FM, onde há mais de seis anos é líder de audiência (Kantar IBOPE Media), com ampla vantagem para as demais estações. Ou seja, a Rádio Gaúcha já havia feito a sua transição de audiência para a faixa FM em Porto Alegre, além de contar com uma rede no interior do estado gaúcho. Esse não foi o caso da Farroupilha, que não conta com frequência FM, não vai migrar para o eFM e ficará com sua marca restrita à internet. A 680 AM existia desde 1928 e a Farroupilha estava ativa desde 1935.

Mas a RBS segue com uma AM ativa: a CBN AM 1340 não será desligada. O grupo ainda não informou se a estação irá para o eFM, condição esta aguardada pelo mercado gaúcho. Caso migre, a sintonia podera ser a 78.3 FM.

Rede Pampa seguiu o mesmo caminho…

De surpresa, a Rede Pampa resolveu desligar três AMs do grupo em Porto Alegre. E as saídas do ar foram percebidas entre a manhã e a tarde deste domingo (1º). Depois dos desligamentos, o grupo atualizou as listas de frequências em seu portal e passou a informar a audiência, principalmente os ouvintes da Rádio Liberdade.


Logotipo da Rádio Liberdade apenas com o canal em FM

O que não se sabe ainda é se os desligamentos das emissoras 970 AM e 1020 AM serão definitivos. A Rede Pampa não chegou a fazer um comunicado sobre a movimentação nesses dois canais.

Como ficou o dial?

600 AM - Rádio Gaúcha - Desligada no AM, segue no ar via Rádio Gaúcha FM 93.7, rede com marcas próprias no interior do Rio Grande do Sul e internet.
640 AM - Rádio Bandeirantes - Saiu em junho do AM, mas segue no ar pela Rádio Bandeirantes FM 94.9 e pela internet. A 640 AM está ativa como Play FM e deverá migrar para eFM.
680 AM - Farroupilha - Desligada no AM, a marca fica restrita à internet.
780 AM - Rádio Princesa - Desligada no AM, marca fica restrita à internet.
970 AM - Rádio Liberdade - Desligada no AM, projeto está ativo em 83.3 FM (eFM) e internet.
1020 AM - Rádio Eldorado - Desligada no AM, projeto já estava no dial FM, como Eldorado FM 104.9, também disponível via internet.

+ Veja aqui como ficou os dials AM e FM da Grande Porto Alegre

Colaborações de Rodrigo F. Radiodifusão, Pedro G Luiz e Patrick Rodrigues


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio Gaúcha, Farroupilha, Rede Pampa, Liberdade, Eldorado, Princesa, Porto Alegre

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.