Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 16 de Agosto de 2021 @ 07:29

Panorama: Rádio Itatiaia, BHFM e Liberdade FM seguem com os maiores volumes de audiência. Alvorada FM avança em Belo Horizonte

Belo Horizonte - 98 FM e Extra FM também apresentam variações positivas em seus índices de audiência

Publicidade

Belo Horizonte e região metropolitana acompanharam na semana passada mais uma atualização dos números do rádio local, com base na medição realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. No geral, o FM mineiro oscilou no universo de audiência, mas se mantém em um patamar elevado em relação à sua média histórica. A movimentação atual aproximou um pouco mais as rádios de maior concentração de audiência. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a julho de 2021):

Líderes mais próximas

Os três maiores volumes de audiência aparecem um pouco mais próximos na medição atual do que era visto nas pesquisas anteriores. Porém cada uma delas segue isolada em sua respectiva posição. Melhor para a Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes), que mantém assim a liderança geral e de alcance na Grande Belo Horizonte, mesmo com a diminuição no teto de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A BH FM 102.1 (popular/hits) aparece novamente na segunda colocação de audiência nos principais períodos da pesquisa e segue bem acima dos 1.5 milhão de pessoas diferentes alcançadas em 30 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais), marca que é superada pela 102.1 FM e também pela Itatiaia na Grande Belo Horizonte. Vinda de alta na pesquisa anterior, a BH FM foi a emissora do top 3 que menos oscilou na medição atual em filtros gerais.

Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo) segue em terceiro geral em audiência e alcance, tendo uma maior aproximação em relação à vice-líder geral em períodos comerciais, como o 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). A rádio é a dona do maior tempo médio entre as rádios presentes no top 3.

Mais destaques

A Alvorada FM 94.9, líder no adulto-contemporâneo, mantém uma trajetória recente de alta. Após evoluir bem em seus números e registrar uma estabilidade na pesquisa anterior, a emissora voltou a crescer na média de audiência e também em alcance. A 94.9 FM segue isolada na expressiva quarta colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

E a Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop) fecha o top 5 nos principais períodos da medição, mantendo um nível de audiência muito parecido com os volumes registrados no primeiro semestre deste ano. No alcance, a rádio avançou, seguindo como o quarto maior valor nesse quesito na Grande Belo Horizonte (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/30 e 90 dias). Vale recordar que as cinco primeiras colocadas no ranking FM contam com alcances que superam a marca de 1 milhão de ouvintes diferentes.

Também é destaque o resultado da 98 FM 98.3 (jovem/rock-talk), rádio que segue em sétimo geral nos principais períodos da pesquisa. Após um longo período estável em audiência, a emissora ampliou a sua média na comparação com a pesquisa anterior no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), diminuindo assim a distância que a separa para uma FM não assinante que aparece à frente.

A Extra FM 103.9 (popular/hits) teve uma leve oscilação positiva de sua média de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), consolidando assim a oitava colocação geral nos filtros gerais. A emissora havia subido um degrau no ranking FM a partir da medição anterior.

Com avanço em alcance, a Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) aparece logo na sequência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e mantém uma marca de audiência muito próxima daquela registrada na medição passada, tendo boa vantagem para a sequência do ranking e ainda próxima da Extra FM.

A CDL FM 102.9 (adulto/alternativa) segue na disputa por uma posição no top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), definindo nos detalhes a sua colocação com uma FM não assinante da pesquisa. 

Veja também:
> Panorama: Rádio Itatiaia segue líder isolada em Belo Horizonte. BHFM e Liberdade FM ampliam seus números

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Belo Horizonte, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.