Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 23 de Agosto de 2021 @ 13:09

Agência Radioweb completa 20 anos com ações especiais nesta segunda-feira (23)

São Paulo - Empresa foi criada em 2001 e é uma das maiores agências de notícias para rádios do país

Publicidade

A Agência Radioweb está completando 20 anos consolidada como uma das maiores agências de notícias para rádios do Brasil. A agência chega à marca nesta segunda-feira (23). Para marcar o aniversário, a empresa preparou ações especiais, que incluem logomarca e assinatura comemorativas, postagens nas redes sociais, matérias e entrevistas exclusivas, além de uma série de reportagens que mostra as mudanças da Radioweb e do mundo ao longo desses últimos 20 anos.

A agência foi criada em 2001 durante o Fórum Social Mundial para oferecer cobertura jornalística para emissoras de rádio que tinham dificuldade de cobrir o evento. A Agência Radioweb começou a produzir e distribuir por telefone matérias de rádio para 80 emissoras do Rio Grande do Sul. 

Com a evolução da internet, ainda por linha discada, a empresa enxergou na tecnologia existente a possibilidade de entregar conteúdo MP3 via web, de forma mais rápida e eficiente. Ainda que, na época, apenas 10% das rádios utilizassem o download como forma de acesso ao conteúdo. Atualmente, a empresa produz mais de 50 boletins por dia, que abordam temas como política, economia, esporte, cultura, internacional, entre outros. São mais de 280 mil downloads mensais. Algumas das reportagens distribuídas são frutos de parcerias importantes. É o caso da Rádio França Internacional, Rádio ONU e Médicos Sem Fronteiras.

Nestes 20 anos, a quantidade de emissoras de rádios cadastradas também cresceu, saltando de 80 para mais de 2 mil. Desse total, 84% são FM, sendo 47% comerciais, 46% comunitárias e 7% educativas e/ou estatais, atendendo quase 1.450 municípios brasileiros e uma população total de mais de 120 milhões de habitantes. “Levamos conteúdo de credibilidade para cidades de norte a sul do Brasil. Inclusive para lugares em que a única fonte de informação é um radinho de pilha”, lembra Paulo Gilvane Borges, diretor-geral da Agência Radioweb.

Segundo a versão mais recente do “Atlas da Notícia”, estudo feito anualmente acerca do jornalismo local do país, quase 30% da população brasileira vive em cidades consideradas desertos ou quase desertos de notícias. O termo indica as localidades onde não existem – ou existem poucos - veículos locais de imprensa. 

Foi pensando nesse universo desconectado de sua própria realidade que a Agência Radioweb vem investindo na produção local, o que permite uma cobertura mais aprofundada das particularidades de cada região, e atende melhor às necessidades das rádios afiliadas. “A Agência Radioweb nasceu em 2001 com uma visão social, comunitária, de levar informação a quem não teria acesso a ela. A capilaridade da empresa é uma das nossas principais armas contra a desinformação e as fakenews”, comenta Daniela Madeira, sócia-diretora da empresa.

Com uma equipe formada por mais de 60 profissionais e repórteres baseados nos quatro cantos do país, além de sedes nas cidades de Porto Alegre, São Paulo e Brasília, a Agência Radioweb conquistou 76 prêmios de jornalismo ao longo de seus 20 anos.

“Estamos celebrando esses 20 anos, que chegam em um momento difícil em que o mundo vive. As pessoas tiveram que se adaptar e se reinventar. Assim aconteceu com a Radioweb, ao longo de toda sua trajetória. Em 20 anos, crescemos, evoluímos, buscamos aperfeiçoamento tecnológico. Mas sempre em busca de qualidade, de credibilidade e de profissionalismo. Os 20 anos trazem memórias e nos mostram o quanto crescemos ao longo do tempo. E o quanto ainda há para ser feito”, finaliza Caroline Mello, sócia-diretora da Agência Radioweb.

Tags: Rádio, Agência Radioweb, jornalismo, agência, conteúdo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.