Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Segunda-Feira, 06 de Setembro de 2021 @ 07:31

Panorama: Tri FM e Saudade FM aparecem como as maiores audiências do rádio na Baixada Santista

Santos - Guarujá FM também está bem posicionada nos principais períodos da medição, presente no top 3

Publicidade

O mercado da Baixada Santista teve em agosto uma atualização do panorama da audiência de rádio na região, após um período sem contar com uma medição realizada pela Kantar IBOPE Media (a última foi em 2018). E os números atuais revelam algumas novidades na corrida pela audiência local, como o surgimento de uma nova líder geral na comparação com as medições anteriores. Os pesquisadores foram a campo entre os dias 2 a 9 de agosto deste ano e o rádio local conheceu os dados no final da última semana. Acompanhe alguns recortes:

Os principais destaques na corrida pela audiência local ficaram com a Tri FM 105.5 (popular/hits) e com a Saudade FM 99.7 (adulto-contemporâneo). A primeira foi a novidade no ranking FM, aparecendo em primeiro lugar geral na medição relacionada à Baixada Santista, em filtros como o 05h-00h (todos os dias e locais) e também no 06h-19h (segunda à sexta-feira). Em relação às demais FMs de formato popular, a Tri FM até conta com uma distância segura para as demais. E nos recortes por cidade, a 105.5 FM aparece na liderança em São Vicente, Cubatão e na Praia Grande.

O que não foi novidade tem relação ao desempenho da Saudade FM 99.7 (adulto-contemporâneo). A estação, que teve em 2021 a sua segunda medição na atual frequência (antes estava em 100.7), manteve a vice-liderança geral na Baixada Santista em períodos como 05h-00h (todos os dias e locais) e também 06h-19h (segunda à sexta-feira). No geral, o número da Saudade FM não é distante da Tri FM e a 99.7 FM lidera nos recortes relacionados a Santos e Guarujá - Vicente de Carvalho. A Saudade FM também se destaca ao liderar nos recortes nas classes ABC, todos os dias, todos os horários, Baixada Santista.

Fechando o top 3 em períodos como 05h-00h (todos os dias e locais) e também 06h-19h (segunda à sexta-feira), a Guarujá FM 104.5 (popular/hits) mantém boa vantagem para as demais FMs medidas na Baixada Santista, estando mais perto das líderes do que da sequência do ranking FM. O melhor desempenho de posição da 104.5 FM está no recorte relacionado à São Vicente, onde aparece na vice-liderança.

Também contou com boa pontuação da Hot 98 FM Unimes FM 98.1, de formato jovem/pop. A estação esteve entre as assinantes da pesquisa e aparece no top 5 da Baixada Santista em filtros como 05h-00h (todos os dias e locais) e também 06h-19h (segunda à sexta-feira). 

Outro destaque foi a Santa Cecília FM 107.7 (adulto-contemporâneo/educativa), rádio que aparece próxima do top 5 em filtros como 05h-00h (todos os dias e locais) e também 06h-19h (segunda à sexta-feira), considerando a medição relacionada à Baixada Santista. No recorte relacionado à Santos, a estação pula para a quarta colocação geral.

Ao todo, 19 estações em FM foram mapeadas pela medição da Kantar IBOPE Media (2 a 9 de agosto de 2021). E a última pesquisa foi realizada em março de 2018, entre os dias 19 a 26. A pesquisa da Baixada Santista compreende as cidades de Santos, Guarujá-Vicente de Carvalho, São Vicente, Praia Grande e Cubatão.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Baixada Santista: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Baixada Santista, Santos, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.