Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 15 de Outubro de 2021 @ 15:08

Rádio Clube FM passa a transmitir na classe especial em Botucatu (SP)

Botucatu - Emissora do formato popular/hits terá uma abrangência local que supera 50 km em linha reta

Publicidade

A Rádio Clube FM 103.5 de Botucatu passou a transmitir sua programação em uma nova classe de operação. A emissora do formato popular/hits recebeu autorização para operar em classe especial no interior paulista, ampliando sua abrangência local para uma área superior a 50km. A rádio também recebeu investimentos em seu parque de transmissão. São poucas emissoras do interior paulista que possuem atualmente uma categoria especial nas classes de operação.

Segundo informações que foram apuradas pela redação do tudoradio.com, a emissora iniciou suas transmissões com a nova potência na tarde desta sexta-feira (15). Além da autorização de operar em classe especial, a Clube FM também passou a contar com nova torre e antena, o que aumentou de forma considerável seu alcance. A FM também manteve o trabalho de seu sistema de RDS (Radio Data System, que envia mensagens de texto ao receptor FM dos ouvintes), um transmissor MTA e usa um processador de áudio da marca Orban.

Com a nova classe de operação, o contorno protegido da emissora é ampliado para 54.5km, ou seja, cidades como Lençóis Paulista, Barra Bonita e Avaré passam a integrar essa área imediata de cobertura de sinal da Rádio Clube de Botucatu. Antes, a 103.5 FM já contava com uma elevada classe de operação (A1, que compreendia em um contorno protegido de 38.5km). 

Outro fator que favorece a abrangência é a localização de seu parque de transmissão, já que Botucatu está localizada em uma área que varia de 756m a 920m de altitude, o que facilita a propagação do sinal da emissora na região central do estado.

Segundo Ferdinando Cesar Lunardi, gerente da Rádio Clube FM de Botucatu, o resultado da ampliação do porte técnico da estação superou as expectativas da própria gestão da FM. Foram feitos investimentos em torre, antena, transmissor, processador de áudio, entre outros pontos vitais da estrutura. Ouvintes já relataram para a emissora a melhora do sinal. E o tudoradio.com já recebeu relatos de escuta em localidades que estão à uma distância superior a 100 km em linha reta de Botucatu.

A Rádio Clube FM de Botucatu é uma emissora tradicional do interior de São Paulo, inaugurada em 1989. Conta com uma programação popular eclética, com música, programas de entretenimento e jornalismo. Também integra a rede de afiliadas da Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo.

Recentemente a região do Centro Paulista também passou a contar com outra novidade técnica. A Antena 1 FM 94.1 de Jaú, com torre em Mineiros do Tietê, efetivou seu novo sistema de transmissão, ampliando a sua cobertura de sinal na região.

+ Veja aqui como ficou a cobertura da Rádio Clube FM nas regiões de Botucatu, Jaú e Lençóis Paulista


Nova torre de transmissão da Clube de Botucatu. É possível observar a antiga estrutura na lateral esquerda da foto


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Clube FM, programação, transmissão, Botucatu

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.