Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Ao buscar por uma rádio, que tipo de conteúdo você procura?

Enquete

Quinta-Feira, 18 de Novembro de 2021 @ 07:31

Panorama: Antena 1 assume pela primeira vez a liderança geral de audiência em Campinas

Campinas - Educadora FM aparece na vice-liderança geral, seguida pela Band FM. Novabrasil FM e Nativa FM ganham posições em filtros gerais

Publicidade

Campinas acompanhou mais uma atualização geral dos dados da audiência FM local, mercado que é acompanhado regularmente pela Kantar IBOPE Media. E há uma novidade no interior paulista: uma estação de formato adulto-contemporâneo aparece como dona da maior audiência local, feito que é inédito. Outros destaques também foram observados na atual medição. Acompanhe os detalhes (05-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2021):

Nova líder

A Antena 1 FM 107.5 assumiu a liderança geral de audiência em períodos importantes da medição, como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora, que já estava presente no top 3 desde o primeiro trimestre de 2020 e havia assumido a vice-liderança em setembro passado (trimestre junho a agosto de 2021), apareceu pela primeira vez no topo do ranking FM de Campinas.

O feito de audiência alcançado pela Antena 1 destaca outros pontos relevantes: com certa frequência, Campinas já era uma praça que não contava com uma rádio de formato popular na liderança e agora tem as duas primeiras colocadas nesse quesito sendo FMs de outros formatos. E é no mercado campineiro onde a Antena 1 tem seu melhor desempenho de audiência, rede que conta com resultados importantes em outras praças.

Na sequência, a Educadora FM 91.7 (jovem/pop) aparece na vice-liderança geral em períodos como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estação que continua com o maior alcance de Campinas (30 e 90 dias / 05-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). A FM manteve a liderança de audiência por oito medições consecutivas.

E a Band FM 106.7 (popular/hits) completa o top 3 nos principais períodos da atual medição, posicionada próxima da Educadora FM em filtros como 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Há uma boa distância da terceira colocada em relação às demais FMs que aparecem no ranking. 

Mais destaques

A Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo) continua sozinha na quarta colocação, condição esta que foi consolidada pela emissora neste ano de 2021. A estação tem como concorrente mais próxima uma FM não assinantes da pesquisa.

É destaque o ganho de posição da Novabrasil FM 103.7 (adulto/nacional) na comparação com a medição passada. A emissora aparece agora na sexta colocação geral no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida de perto pela Nativa FM 89.3 (popular/sertaneja-romântica), estação que também se destacou ao ganhar posição na pesquisa atual em filtros gerais. 

Após uma outra FM não assinante, a Cidade FM 92.5 popular/hits) aparece na sequência no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e salta para o sexto lugar geral em filtros comerciais (06-19h/FM+WEb/segunda à sexta-feira). 

Veja também:
> Panorama: Educadora FM e Antena 1 definem a liderança geral nos detalhes em Campinas

Dial FM cheio

Cerca de 17 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do tudoradio.com: clique aqui para ver e ouvir a relação de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.

Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas: clique aqui.


Vista panorâmica da Lagoa do Taquaral, em Campinas / crédito: depositphotos.com

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Campinas, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.