Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 11 de Janeiro de 2022 @ 07:29

Panorama: Rádio de São Paulo crava mais uma alta de audiência e renova melhor marca desde 2018

São Paulo - Band FM segue líder isolada. Transcontinental, Alpha FM, Nativa FM e Jovem Pan FM estão próximas no top 5. Gazeta FM e Antena 1 cravam forte avanço

Publicidade

A primeira atualização de 2022 do panorama da audiência de rádio FM, que é referente ao último trimestre cheio de 2021, é uma coleção de destaques positivos para o meio. A pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media aponta uma nova melhor marca para o rádio na Grande São Paulo em volume de audiência, renovando mais uma vez essa condição de destaque. Trata-se do maior índice desde o trimestre maio a julho de 2018, em pesquisa atualizada no mês de agosto daquele ano. E também é a quarta alta consecutiva de audiência do rádio na Grande São Paulo. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2021):

Top 5 em alta

Donas de grandes volumes de audiência, as emissoras que ocupam posições no top 5 do rádio FM na Grande São Paulo foram responsáveis diretamente pela alta do FM paulistano. Com isso, a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) consolidou a vice-liderança geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), enquanto a Nativa FM 95.3 (popular/sertanejo-romântica) também avançou e sustenta o segundo maior volume de audiência em períodos comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

A Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), terceiro geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), apresentou mais um crescimento de audiência e segue próxima da vice-líder geral nos principais períodos da pesquisa. E a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) também foi um dos destaques da atual medição e se aproximou das rádios que disputam colocações no top 3. Entre os principais períodos, o maior avanço da Jovem Pan FM foi na faixa comercial (05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Antes, a Band FM 96.1 (popular/hits) não chegou a acompanhar o meio FM na variação positiva, mas manteve um novo patamar de audiência. Vale recordar que a emissora teve um salto em seu índice a partir da pesquisa anterior e praticamente todo esse novo volume foi mantido na atualização atual. A Band FM segue líder isolada de audiência na Grande São Paulo.

Top 10 movimentado

A Gazeta FM 88.1 (popular/hits) foi um dos principais destaques da atual medição de audiência ao cravar uma forte alta em seu índice em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso a aproximou de vez das emissoras que estão posicionadas no top 5 nos principais filtros da pesquisa.

Também vale destaque o novo avanço visto no índice da Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), rádio que segue isolada em sétimo geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em patamar de audiência mais elevado do que os índices observados nas atualizações anteriores, além de ver crescer a distância que a separa das demais FMs medidas.

A Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) foi outro importante destaque na atual medição de audiência, rádio que apresentou uma considerável variação positiva em seu índice, fato que a fez ganhar duas colocações no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), retornando assim para o top 10. Logo à frente estão a 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa) e a 105 FM 105.1 (popular/esportes).

Mais destaques

A Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional) segue próxima do top 10 em filtros como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e avança para as dez primeiras em períodos comerciais como o 07-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). E a emissora é acompanhada bem de perto pela Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop). A Kiss FM 92.5 (adulto/rock) também aparece posicionada próxima do top 10 em filtros gerais.

Depois, considerando o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) evoluiu em audiência e puxa uma fila que conta com a Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes), Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes). Todas essas emissoras registraram marcas muito próximas nos principais períodos da pesquisa e as posições podem variar conforme o filtro a ser analisado.

Na sequência, uma novidade: a Play FM 92.1 (adulto/popular) renovou a sua melhor marca de audiência  em São Paulo e ganhou mais três colocações em filtros gerais como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora é seguida por Massa FM 92.9 (popular/sertanejo), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) e Tropical FM 107.9 (popular/hits). A proximidade entre as FMs também gera alterações de colocações a depender do filtro de audiência.

Veja também:
> Panorama: Band FM dispara em audiência na Grande São Paulo. Rádio renova sua melhor marca desde 2018
> Panorama: Rádio de São Paulo tem mais uma alta no alcance. 18 FMs seguem acima da marca de 1 milhão 

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Vista noturna da Avenida Paulista, na altura da estação de metrô Consolação / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.