Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2009 @ 11:45
São Paulo - Obra "Ninguém Faz Sucesso Sozinho" conta bastidores dos anos de ouro da TV Record e Jovem Pan
A semana do Rádio começa nesta segunda-feira com o lançamento do livro "Ninguém Faz Sucesso Sozinho", de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta. A obra mostra a trajetória do diretor-presidente do grupo Jovem Pan, um dos nomes mais importantes da história da rádio e da televisão do Brasil. Do início da carreira em 1949 à criação do rádio com imagem, a publicação traz ainda inúmeras fotos, em mais de 400 páginas.
Em 1952, Tuta assumiu a direção-geral da Rádio Panamericana e já no ano seguinte saiu para trabalhar na TV Record, que iniciava suas transmissões. Na televisão criou e dirigiu programas históricos, como "O Fino da Bossa", "Família Trapo", "Hebe", "Show do dia 7" e outros que marcaram época. Pelo trabalho na TV Record, da qual se desligou em 1973, Tuta recebeu por 10 anos consecutivos, a partir de 1955, o Prêmio Roquete Pinto.
A semana do rádio é justamente uma homenagem ao aniversário do patrono da comunicação, Roquete Pinto, nascido em 25 de setembro de 1884. O dia 3 de maio de 1944 é altamente simbólico, pois marca a data da primeira transmissão da Rádio Panamericana. Em novembro daquele ano, a emissora foi adquirida pelo Marechal da Vitória, o doutor Paulo Machado de Carvalho. Surgia ali a emissora dos esportes, que revolucionou as transmissões ao criar a figura do comentarista e posicionar o repórter atrás do gol.
Em 1964, Antônio Augusto Amaral de Carvalho assumiu definitivamente a direção da rádio, que foi rebatizada de Jovem Pan no ano seguinte. A grande transformação foi iniciada em 66, quando a emissora passou a transmitir diversos programas com ídolos da música popular brasileira. Nos anos 70, os investimentos foram no jornalismo e na prestação de serviço, com repórteres registrando os fatos no local e na hora em que aconteciam.
Na voz do doutor Paulo Machado de Carvalho, o Marechal da Vitória, relembre a história do primeiro jornal falado do rádio brasileiro. Em 1994, o rádio brasileiro passava por um momento de constantes transformações. Os investimentos publicitários maciços evidenciavam cada vez mais a sua importância no cenário nacional.
Surgia como necessidade ambiciosa a propagação das ondas da rádio Jovem Pan para além dos limites da cidade de São Paulo. E, a partir daí, nascia a rede Jovem Pan SAT, com sinal digital transmitido via satélite para todas as regiões do país. À época, o diretor da Panamericana, Paulo Machado de Carvalho Neto, falou sobre o começo dessa nova fase do rádio. E também destacou a importância do meio no processo de integração nacional promovido pelas ondas da Jovem Pan.
Em junho, a rede Jovem Pan SAT completou 15 anos de existência, atingindo 25 milhões de ouvintes em mais de 1.500 cidades. Um diferencial desse projeto é que, desde a criação, nunca se estabeleceu que as afiliadas deveriam transmitir toda programação. Isso porque cada localidade do país possui seus traços distintos, que o rádio não poderia de forma alguma ignorar. Antenada ao crescimento da rede mundial de computadores, a Jovem Pan logo disponibilizou toda sua programação na internet.
No segundo semestre de 2007, surge a Jovem Pan Online, o rádio com imagem, um novo trabalho de inovação e pioneirismo na web. Um dos maiores nomes da comunicação brasileira, José Bonifácio Sobrinho, o Boni, destaca que a Jovem Pan sempre se alinha às tendências mundiais.
A obra "Ninguém Faz Sucesso Sozinho", que marca a comemoração da semana do rádio, será lançado hoje em São Paulo. O correspondente da Jovem Pan em Nova York, Caio Blinder, e o jornalista Lucas Mendes mostraram o livro no programa Manhattan Connection, da GNT. O livro "Ninguém Faz Sucesso Sozinho" conta a trajetória do grupo Jovem Pan de Comunicação e da época de ouro da TV Record. A noite de autógrafos com Antônio Augusto Amaral de Carvalho acontece na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Higienópolis, a partir das 18h.
Fonte: JP Online
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.