Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 18 de Março de 2022 @ 07:29

Panorama: Massa FM cresce e completa dois anos de liderança de audiência em Curitiba

Curitiba - Jovem Pan FM amplia concorrência por posição no top 3. 98 FM segue isolada na vice-liderança geral

Publicidade

Curitiba também acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, esta que é medida através de pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media. No geral, o FM curitibano observou uma oscilação negativa em seu volume de audiência, mas segue em patamar elevado, sendo valores acima do que o meio havia registrado em boa parte do segundo semestre do ano passado. Com o avanço da atual líder geral, o teto da pesquisa foi ampliado. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro de 2021 a fevereiro de 2022):

Líder amplia vantagem e disputas no top 5

A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) foi o principal destaque na atual evolução de audiência do FM curitibano. Isso ocorre por dois motivos: o primeiro é o aniversário de liderança consecutiva obtida pela emissora, que alcançou a marca de 2 anos nessa condição a partir da medição atual. E o segundo é a ampliação dessa vantagem ao crescer em audiência, ignorando a baixa registrada pelo meio. Trata-se da terceira alta consecutiva nos números da Massa FM.

Também é destaque o desempenho da 98 FM 98.9 (popular/hits). A emissora segue sozinha na vice-liderança geral de audiência e viu aumentar a sua vantagem para as demais FMs medidas na Grande Curitiba. A emissora vem de altas consecutivas nas medições anteriores e, na atual, manteve o novo nível de audiência (este que é bem superior ao que a FM vinha registrando em 2021).

Na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), Curitiba viu um acirramento por posições entre o top 3 e o top 5. A movimentação atual do meio deixou as rádios Caiobá FM 102.3 (popular/hits) e Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop) bem próximas em períodos gerais. Esta é a menor distância da Jovem Pan FM para o top 3 se considerar o desempenho da FM nos últimos anos.

Logo na sequência, Ouro Verde FM 105.5 (adulto-contemporâneo) e Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa) aparecem jogo na sequência, FMs que estão mais próximas da disputa por uma posição no top 3 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) do que da sequência do ranking FM.

Mais destaques

A Clube FM 101.5 (popular/hits) segue sozinha na sétima colocação geral nos principais períodos da pesquisa, cuja média de audiência é superior aos volumes registrados pela FM nas medições feitas no segundo semestre do ano passado. A emissora tem na sequência a Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), rádio que sustentou a oitava colocação geral de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), posição que foi conquistada a partir da medição anterior.

Uma FM não assinante da pesquisa e a BandNews FM 96.3 (jornalismo) completam o top 10 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Outra FM não assinante, a Rádio T FM 104.9 (popular/hits), Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes) e Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica) são as emissoras que aparecem na sequência do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No caso da Banda B, quando há a soma com a audiência concentrada pela AM 550, a marca avança entre as rádios do top 10 nos principais períodos da pesquisa.

Veja também:
> Panorama: Massa FM e 98 FM crescem de novo em Curitiba. Jovem Pan FM avança no top 5

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


Vista para a região central de Curitiba, a partir do bairro Mercês / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Curitiba, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.