Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2009 @ 20:19

Plantão Extra: Cultura FM anuncia trabalhos com tecnologia IBOC

Uberlândia – Emissora realizou hoje o lançamento de sua estrutura de rádio digital

Publicidade

Hoje é o Dia do Rádio e um fato surpreendente ocorreu no Triângulo Mineiro. Na presença do Ministro das Comunicações Hélio Costa, a Cultura FM 95.1 de Uberlândia anuncia que iniciou os trabalhos com a tecnologia IBOC de rádio digital. Em resumo: a Cultura FM está sendo considerada a primeira e única rádio digital do país.

Sem a escolha oficial do padrão, a emissora mineira passa a adotar o nome de Rádio Cultura Digital, transmitindo pelo sistema IBOC, padrão norte-americano. A estação que pertence à Rede Integração passa a transmitir na mesma freqüência (95.1 FM) três programações para públicos diferentes. Ou seja, serão praticamente três emissoras de rádio em uma só e com a qualidade de som de CD.

Ainda não existem receptores digitais do padrão IBOC comercializados no Brasil e segundo o portal Mega Minas.com, o ministro Hélio Costa garantiu que vai trabalhar para popularizar o produto. Outra questão que gera polêmica é a não definição oficial do padrão de rádio digital no país, aguardada para o final do ano. Várias emissoras de São Paulo, Rio, Rio Grande do Sul, entre outras localidades, realizaram ou estão realizando testes.

A definição do padrão é aguardada para o final do ano e a Cultura FM está em uma fase experimental da tecnologia, já que não existem receptores suficientes para popularizar o produto. Resta saber também como será a adesão da tecnologia por parte de outros radiodifusores, já que o custo da tecnologia é elevado, além da manutenção de mais de uma programação em uma mesma faixa de frequência.

Comente sobre o assunto acessando o fórum do Tudo Rádio.com. Clique aqui.

Colaboraram com a redação: Marcel Martins e João Carlos


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.