Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 09 de Abril de 2022 @ 12:03

Advogado agride jornalistas da CBN e da RIC TV durante cobertura de protesto em Curitiba

Curitiba – Emissora emitiu nota repudiando a atitude do advogado; OAB-PR lamentou o caso

Publicidade

Um advogado agrediu uma jornalista da CBN FM 95.1 de Curitiba e dois profissionais RIC TV (afiliada da Rede Record) durante a cobertura de uma manifestação de mães que protestavam contra multas aplicadas a um odontopediatra especializado em atendimento de crianças com necessidades especiais. A jornalista Simone Giacometti teve seu celular tomado pelo advogado do condomínio responsável pelas multas, Gelson Arend, que ainda agrediu o repórter da Ric TV Raphael Augustus e chegou ao ponto de dar um soco na câmera do cinegrafista Christopher Spuldaro.

A agressão ocorreu nesta sexta-feira (8) quando a jornalista fez um pedido de entrevista. O advogado ficou irritado ao ser questionado sobre a postura adotada pelo condomínio sobre o tratamento dado aos pacientes portadores de necessidades especiais. Ele não quis gravar ao ser convidado pela repórter, que tentou ouvir todas as partes envolvidas, premissa fundamental para o exercício da profissão. 

Em vez de falar sobre a postura da administradora onde o advogado atua na função de conselheiro, ele partiu para a agressão física e verbal. Após tomar o celular das mãos de Simone, o aparelho só foi recuperado porque a equipe de jornalismo da RIC TV foi atrás do advogado e pegou de volta o aprelho.

A direção de jornalismo da CBN Curitiba se solidarizou aos jornalistas envolvidos e se une às notas de repúdio divulgadas pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná e pela Ordem dos Advogados do Paraná, que condenaram a atitude do advogado.

Em nota, a OAB Paraná se manifestou contra a agressão:

“A OAB Paraná, após ter contato com o conteúdo do vídeo encaminhado pela Rádio CBN, lamenta profundamente o episódio ocorrido na tarde desta sexta-feira, em que a jornalista Simone Giacometti, teve seu o gravador, portanto seu instrumento de trabalho, agressivamente tomado pelo advogado de um condomínio, durante reportagem no centro de Curitiba.

 A OAB Paraná sempre se posicionou e sempre se posicionará contra qualquer tipo de violência e tem a ética profissional como uma diretriz a ser seguida por todos os seus inscritos. Temos certeza de que a conduta do advogado em questão não reflete o comportamento majoritário da advocacia paranaense, que preza pela urbanidade e pelo respeito nas relações interpessoais e profissionais. Acima de tudo, preza pela independência e pela liberdade de imprensa, reconhecendo o papel fundamental que os profissionais de comunicação exercem na informação à sociedade e na preservação da democracia.

Nesse sentido, a OAB Paraná informa que, caso haja formalização da representação contra o advogado, apurará devidamente o fato e, por consequência, tomará as medidas disciplinares cabíveis, garantidos sempre os princípios da ampla defesa e do contraditório”.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) se manifestou contra a agressão e levou a conhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção do Paraná. O SindijorPR pede que a OAB Paraná abra processo disciplinar para apurar as denúncias de agressão atribuídas ao advogado Gelson Arendt e também está prestando outras orientações às vítimas.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, CBN, agressão, jornalismo, cobertura, RIC TV

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.