Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 29 de Abril de 2022 @ 07:31

Panorama: Rádio Gaúcha segue líder de audiência em Porto Alegre. Rádio Caiçara e 104 FM acirram disputa pela vice-liderança

Porto Alegre - Atlântida amplia seu volume de audiência e também se aproxima de disputa pelo top 3. Rádio 92 segue vice-líder geral

Publicidade

O rádio de Porto Alegre vive um momento muito positivo quando o assunto é audiência. A média de ouvintes por minuto concentrada no FM gaúcho avançou pela quarta medição consecutiva, impulsionada pelos resultados positivos de emissoras que atuam em diferentes formatos de programação. Há uma intensa disputa por posições no top 3 de audiência e também registros de marcas inéditas para algumas estações. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre janeiro a março de 2022):

Líder segue isolada

A Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes) segue como o principal destaque na evolução da audiência FM na Grande Porto Alegre. São sete anos que a emissora mantém a liderança de audiência em filtros importantes da pesquisa, sendo que nos últimos anos a 93.7 FM tem mantido esse feito de maneira isolada. E essa distância para as demais FMs medidas no ranking FM foi ampliada na atual medição. Em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Rádio Gaúcha voltou a superar a marca dos 60 mil ouvintes por minuto. 

Na sequência, a Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits) também se destaca ao manter a vice-liderança geral de audiência pela terceira vez consecutiva, isso considerando os principais filtros da pesquisa. Porém, há uma pressão maior de concorrentes pela posição, devido a aproximação de emissoras como Rádio Caiçara FM 96.7 (popular) e 104 FM 104.1 (popular/hits, emissora que está numa consistente sequência de crescimento).

Quem também se destacou na medição foi a Atlântida FM 94.3 (jovem/pop). A emissora segue completando o top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e apresentou um bom crescimento de audiência, também se aproximando da disputa por posições no top 3. Em filtros comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira), a Atlântida avança para a quarta colocação geral, estando bem próxima da vice-líder.

Mais destaques

A Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo) voltou a variar de forma positiva na medição de audiência nos principais períodos da pesquisa, mantendo boa vantagem para a sequência do ranking FM. A 98.3 FM aparece na sequência do top 5.

Considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Rádio Grenal FM 95.9 (esportes) aparece na sequência do ranking FM, puxando uma fila que conta com várias emissoras próximas. Ela é seguida de perto pelas rádios 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa) e Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop), estações que seguem em franca evolução de audiência no mercado da Grande Porto Alegre.

A Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits) aparece na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e tem desempenho de ranking FM melhor em filtros comerciais, além de seguir com um de seus melhores resultados na Grande Porto Alegre. É seguida de perto por uma FM não assinante e pela Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo), outra FM que apresentou crescimento de audiência.

Para se ter uma ideia da aproximação dessas emissoras no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a distância entre a Rádio Grenal (que abre a sequência) e a Antena 1 é inferior a 3 mil ouvintes por minuto. E a 89.3 FM conta com boa vantagem para a sequência do ranking FM.

Também é destaque o novo avanço da Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop) na audiência da Grande Porto Alegre, emissora que cravou o seu melhor resultado de audiência desde a sua estreia, ocorrida em 2016. A FM diminuiu a distância que a separa da Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo), esta que também evoluiu em audiência.

A Eldorado FM 104.9 (popular/hits) aparece logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que também ampliou sua média de audiência na medição atual.

Veja também:
> Panorama: Rádio 92 cresce de novo e mantém a vice-liderança de audiência em Porto Alegre. Rádio Gaúcha segue no topo

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.


Vista panorâmica de Porto Alegre / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Porto Alegre, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.