Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 09 de Junho de 2022 @ 07:29

Tendências | Novo Apple CarPlay vai se conectar ao receptor de rádio do automóvel

São Paulo - Notícia é positiva para o rádio, já que traz a função rádio FM/AM para a tela do CarPlay. Antes os sistemas ficavam separados

Publicidade

O rádio teve uma boa notícia nesta semana e, por incrível que possa parecer, veio de uma novidade da Apple. A maçã revelou detalhes sobre uma série de novos produtos da marca e, entre eles, está a nova geração do CarPlay. Nele será possível uma integração maior com o hardware de cada veículo, permitindo inclusive o controle do receptor de rádio AM/FM. A notícia é positiva para o setor por integrar a função à tela do CarPlay. Até o momento, quando o sistema está ativo, a função rádio pode até funcionar de forma simultânea, mas não aparece na mesma tela.

Essa maior integração com o hardware do veículo permite que o CarPlay avance nos serviços que oferece, indo além do espelhamento das configurações presentes do telefone (Apple iPhone) do usuário. Além do controle de rádio AM/FM, onde será possível trocar de estações, o usuário também terá detalhes sobre nível de combustível (e autonomia), velocidade, temperatura, entre outras funções. No comunicado, a empresa destaca que será possível alterar funções do carro dentro da tela do CarPlay.


Imagem do novo CarPlay com o rádio integrado / crédito: motor1.com

“Esta próxima geração do CarPlay fornece conteúdo para todas as telas do motorista, proporcionando uma experiência unificada e consistente. É o melhor do seu carro e do seu iPhone e vai além do que você pode fazer com o CarPlay hoje”, afirmou Emily Schubert, gerente sênior de engenharia de experiência em carros da Apple. “A integração profunda com o hardware do carro permite que você sintonize o rádio do seu carro ou altere sua temperatura sem sair da experiência CarPlay", completa a executiva.

Aplicativos de rádio já interagem com a versão atual do Apple CarPlay, porém sempre com funções atreladas ao telefone celular. Em resumo, como o smartphone da maçã não conta com a recepção de FM ativada no dispositivo, todo o serviço de rádio depende do streaming de áudio, ou seja, de dados de internet. Com essa maior integração, além da possibilidade de continuar usando aplicações de áudio on-line, o usuário poderá fazer uso da recepção terrestre de rádio, seja analógica ou digital.

Na novidade, provavelmente a Apple percebeu que não seria produtivo tentar mudar os hábitos de motoristas e passageiros, mas sim se integrar ao que as pessoas desejam. Pesquisas recentes mostram a hegemonia do rádio AM/FM nos carros em diferentes países e também o desejo dos consumidores ao adquirirem novos veículos, onde não contar com um receptor AM/FM no carro é algo impensável.


Registro geral da nova geração do Apple CarPlay / crédito: motor1.com

A novidade da Apple foi destacada durante a Worldwide Developers Conference anual, realizada nesta segunda-feira (6). Ela está atrelada ao futuro iOS 16.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Tags: Rádio, FM, AM, Apple CarPlay, carro, automóvel, tendências

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.