Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 28 de Junho de 2022 @ 07:29

Panorama: Rádio Gaúcha amplia a liderança em Porto Alegre. 104 FM e Atlântida avançam para o top 3

Porto Alegre - 104 FM, Atlântida, Rádio Caiçara e 92 FM estão com valores muito próximos na pesquisa de audiência, ampliando a disputa no top 5 em filtros gerais

Publicidade

Porto Alegre acompanhou mais uma atualização da pesquisa sobre o consumo de rádio, realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. No geral, a média de audiência do FM gaúcho não sofreu mudanças significativas, mas isso não impediu uma ampliação considerável na concorrência por colocações importantes no ranking, inclusive com alterações que chamaram a atenção do meio. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2022):

"Nova" vice-líder e concorrência acirrada no top 5

Tem chamado a atenção do mercado gaúcho a grande proximidade entre várias concorrentes no top 5 de audiência, isso nos principais períodos da pesquisa. São quatro estações que têm se revezado nessas colocações de destaque, todas com volumes elevados de audiência (estando entre alguns dos maiores valores do rádio brasileiro). Essa grande aproximação, inferior a 4 mil ouvintes na média por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) entre a 2ª e a 5ª colocadas, possibilitou mais uma reorganização do ranking FM.

Nesse cenário, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 104 FM 104.1 (popular/hits) manteve sua curva de crescimento em audiência e agora alcançou a vice-liderança geral, condição esta que foi mantida pela FM durante muitos anos. E, logo na sequência, a Atlântida FM 94.3 (jovem/pop) também manteve a tendência de alta em seus números e agora aparece em terceiro lugar geral em filtros importantes da pesquisa.

Logo na sequência, as emissoras Rádio Caiçara FM 96.7 (popular) e Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits) aparecem com números que também são elevados e mantém as duas estações próximas do top 3, em disputa aberta por colocações. 

Mas antes, a Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes) continua isolada na liderança geral de audiência. De novidade, a emissora manteve a curva de alta em seus números e ampliou novamente a distância que a separa da sequência do ranking FM. Isso também aumentou o teto da pesquisa e mantém a Rádio Gaúcha entre os maiores índices de audiência do rádio brasileiro.

Mudanças e definições nos detalhes

A Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa) foi um dos principais destaques da atual medição de audiência ao manter a sua tendência de crescimento no ranking FM. Agora a estação aparece um pouco mais próxima da Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo) em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Outra emissora que também se destacou em audiência foi a Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo). A rádio ganhou mais uma posição e agora aparece à frente de uma FM não assinante e da Rádio Grenal FM 95.9 (esportes) em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Detalhe: assim como a Rádio 102.3 FM, a Antena 1 também está diminuindo a distância que a separa da Continental FM (é a menor já observada nos últimos anos).

Estações como Rádio Mix FM 107.1 (jovem-adulto/pop) e Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits) aparecem a seguir no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), bem próximas desse bolo de rádios liderado pela Rádio 102.3 FM. Como a proximidade dessas FMs é grande em audiência, algumas situações são alteradas a depender do filtro a ser analisado. Exemplo: a Rádio 88,7 FM é quem abre essa sequência em filtros como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Mais destaques

A Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo) aparece na sequência do ranking FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo acompanhada de muito perto pela Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop), emissora que tem vivido o seu melhor momento de audiência nessas últimas medições. A Rádio Eldorado FM 104.9 (popular/hits) também segue próxima dessas duas FMs nos principais períodos da pesquisa, além de manter uma distância segura para a sequência do ranking de audiência.

Veja também:
> Panorama: Rádio Gaúcha cresce de novo em audiência. Rádio 92 FM segue vice-líder em Porto Alegre

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.


Vista com Gasometro e Lago Guaíba ao pôr do sol, em Porto Alegre / depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Porto Alegre, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.