Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 @ 15:14

Rádio MEC estreia no dial FM estendido de Belo Horizonte substituindo a Rádio Nacional 

Belo Horizonte – Emissora controlada pela EBC já está em operação desde maio do ano passado

Publicidade

O dial da capital mineira terá uma mudança a partir deste sábado (2). A Rádio Nacional FM 87.1 de Belo Horizonte passará a transmitir a programação da Rádio MEC 99.3 do Rio de Janeiro. A mudança será efetivada a partir das 18h, com a transmissão do concerto “De Mozart a Offenbach”, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. 

A atual Rádio Nacional está no dial desde 7 de maio do ano passado, quando hoje a efetivação das primeiras emissoras migrantes AM-FM. Na mesma data, além de Belo Horizonte, a Rádio Nacional também estreou em 87.1 FM em São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.

Segundo informações que foram apuradas pela redação do tudoradio.com, o modelo ainda deve ser seguido por futuras emissoras que migrarem para o dial FM nas demais capitais. Ou seja, os parceiros terão a opção de escolher entre a Rádio Nacional ou a Rádio MEC.

Rádio com programação de música clássica

O Presidente da EBC, Glen Valente, explica que com o potencial de ter uma rádio de música clássica em Belo Horizonte, o acervo de música clássica da emissora mineira e o apoio da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (instalada no mesmo complexo cultural da Rede Minas), a Rádio MEC entra nesta parceria para dar sua contribuição aos amantes de música clássica de BH. “Com o sinal da rádio pública da EBC, as produções da Rádio Inconfidência poderão também ser veiculadas nas cidades onde a Rádio MEC está estabelecida”. ressaltou.

Realizado na Sala Minas Gerais, o recital também será transmitido pelas redes sociais da Filarmônica, com captação de áudio e vídeo da EMC (empresa de comunicação que controla a Rede Minas e a Rádio Inconfidência FM 100.9 AM 880 de Belo Horizonte), parceira da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNPC). No estúdio da MEC do Rio de Janeiro, a apresentação será comandada pelo locutor Sidney Ferreira.

Com regência de Fabio Mechetti e solo do clarinetista Marcus Julius Lander, o espetáculo traz obras dos renomados compositores Wolfgang Amadeus Mozart, Carl Nielsen e Jacques Offenbach. No programa do concerto estão as obras “A flauta mágica, K. 620: Abertura” (Mozart), “Sinfonia nº 38 em Ré maior K. 504, ‘Praga’” (Mozart), “Concerto para clarinete, op. 57” (Nielsen) e “Orfeu no Inferno: Abertura” (Offenbach).

Com informações da EBC

Tags: Rádio, Rádio Nacional, Rádio MEC, EBC, EMC, Belo Horizonte, música clássica

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.