Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 01 de Agosto de 2022 @ 07:29

Nova etapa da migração AM-FM começa a ficar visível em São Paulo: estruturas passam por montagem

São Paulo - A expectativa do setor é de que as próximas eFM da capital paulista surjam ainda neste semestre 

Publicidade

Ouvintes e colaboradores do tudoradio.com começaram a perceber novidades nas estruturas de rádio na capital paulista, tornando visível o próximo passo da migração AM-FM na capital paulista. Foram vistas modificações nas estruturas que irão receber os sinais das atuais Jovem Pan AM 620 e também da Rádio São Paulo AM 960. Também existem movimentações relacionadas a outras estações, inclusive da Rádio Capital FM 77.5 (no ar desde maio de 2021) e testes da Rádio Bandeirantes FM 86.3. Pelo que apurou o tudoradio.com, a base dessas novas estruturas estão sendo preparadas, para a partir disso resolver a última etapa burocrática que envolve o processo de migração AM-FM.

No caso da Jovem Pan AM, há um guindaste no topo do prédio onde fica a rádio, para a ampliação da atual estrutura que sustenta a transmissão da Jovem Pan FM 100.9. É dali que partirá o sinal da futura FM 76.7, estação que será resultado do processo de migração da atual 620 AM. Há uma previsão de que a primeira transmissão em novo canal ocorra a partir de outubro, em caráter científico (não definitivo).


Guindaste erguido na estrutura da torre de FM da Jovem Pan / crédito: Maurício Viel

Também foi observada uma modificação na estrutura da TV Record, com a instalação de um mastro que deverá receber o sinal em eFM (79.5 FM) da atual Rádio São Paulo AM 960, estação que hoje trabalha em conjunto com a Rede Aleluia FM 99.5. Pelo que apurou a redação, a emissora também não está em processo de migração AM-FM definitivo, mas poderá entrar no ar ainda neste semestre. Ali também deverá receber a estrutura FM da Rádio Record AM 1000, que irá para FM 77.1.

A Rádio Capital FM 77.5, originada da AM 1040 e que está no ar desde o início do eFM no Brasil (faixa estendida do FM, iniciada em maio do ano passado), segue operando com sua estrutura provisória para a transmissão em caráter científico, este que está localizado na região do Paraíso. O parque definitivo da FM será no Pico do Jaraguá, onde já foram iniciados os preparativos para a montagem do novo ponto de irradiação. Lá a Rádio Capital exercerá o seu porte final, que será de classe E2 e terá inclusive cobertura nas regiões de Jundiaí e Campinas.

Na sexta-feira (29) passada, os ouvintes de São Paulo perceberam a transmissão experimental da Rádio Bandeirantes FM 86.3, estação originada da 840 AM. Segundo relatos de colaboradores do tudoradio.com, a emissora estava com um sinal de boa sintonia em praticamente toda a capital, inclusive operando com sistema de RDS ativo. Porém, a abrangência percebida não será a definitiva, esta que deverá ser mais ampla na Grande São Paulo. A informação foi relatada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com, no dia 29.

Outra emissora que está em fase de montagem na Grande São Paulo é a Rádio ABC AM 1570 de Santo André. Segundo publicações da equipe da estação, a estrutura que receberá a futura FM da ABC já está em andamento. O Grupo ABC, responsável pela rádio, já chegou a fazer uma campanha institucional sobre a migração da AM da empresa em Santo André e também das emissoras geridas por ela em Campinas e Santos. A Rádio ABC vai operar em 81.9 FM e, segundo a direção da emissora, a expectativa é de que a estrutura esteja pronta em até 120 dias. A ABC deverá inaugurar antes a migrante AM-FM de Campinas: a futura Jovem Pan News FM 85.3.


Mastro instalado na torre da TV Record / crédito: Maurício Viel

Confira os canais em eFM já ativos na Grande São Paulo, ou seja, que contam com alguma transmissão no dial:

77.5 FM - Rádio Capital - São Paulo
77.9 FM - Rádio Cultura Brasil - São Paulo
79.9 FM - Rádio Nova Difusora - Osasco
80.7 FM - Super Rádio - São Caetano do Sul
86.3 FM - Rádio Bandeirantes
87.1 FM - Rádio Nacional - São Paulo (obs: não é uma migrante AM-FM)

+ Veja aqui a lista completa do dial FM na Grande São Paulo

Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Colaboração de Maurício Viel

Tags: São Paulo, AM, FM, transmissão, montagem, estrutura, sinal, estação, migração AM-FM, FM estendido, eFM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.