Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 26 de Agosto de 2022 @ 07:29

SET Expo 2022 | Dia do Rádio debate a expansão das redes, consumo do meio no Brasil e negócios digitais

São Paulo – Programação ampla do Dia do Rádio debateu o atual momento das redes nacionais, consumo de rádio no Brasil e tendências para o futuro

Publicidade

O Dia do Rádio no SET EXPO 2022 foi realizado no último dia do congresso e teve uma programação especial com nomes importantes do meio, que discutiram sobre a importância e o futuro do meio. O primeiro deles, iniciado às 09h00, debateu o atual momento das redes de rádios e se esse modelo pode ser indicado como o futuro do meio. Já na sequência, às 11h00, foi a vez de atualizar os dados sobre o consumo de rádio no Brasil, novas estratégias de negócios e o avanço do áudio digital. Acompanhe:

O primeiro painel realizado nesta quinta-feira (25) foi moderado por Daniel Starck, diretor do tudoradio.com, e contou com participação do engenheiro Eduardo Cappia (Comitê Técnico da AESP/SET/EMC), Jean Pierre Zanetti (gerente técnico no Grupo Bandeirantes de Comunicação), Carlos Aros (diretor de Conteúdo Rede Jovem Pan News) e Luiz Benite (diretor geral na Rede Massa FM). Os participantes deram um panorama geral sobre a evolução do mercado de redes no Brasil e qual é o momento atual desse modelo de negócio.

Moderador do painel, Daniel Starck, iniciou a mediação com perguntas pertinentes ao tema central das redes. “O que o crescimento das redes significa para o rádio e como essa expansão impacta um veículo com presença local tão forte?”. Em sua abordagem, Eduardo Cappia reforçou o valor inestimável do rádio e sua força de permanência. “Celebramos esse centenário já olhando e pensando nos próximos 100 anos desse meio que representa como nenhum outro a comunicação instantânea”, comentou. 

Carlos Aros falou do posicionamento da Jovem Pan como grupo de tech news. “Estamos atentos ao movimento natural do mercado, que é o de ser multiplataforma. Mas fazemos isso sem descolar as plataformas de nossa origem, que é o rádio”, destacou.

Aros disse que o objetivo do grupo é garantir o mesmo padrão de qualidade e linguagem em todas as plataformas, seja no linear ou no on demand. “A ideia é que o tiro de canhão do linear consiga se segmentar e chegar com precisão nos diferentes perfis de público que temos”. 

Já Luiz Benite contou como surgiu a rede de rádio, por iniciativa do apresentador Carlos Massa, o Ratinho. “Antes se falava que rádio só funcionava se fosse com programação local e hoje estamos em um evento desse porte, em um painel para discutir exclusivamente redes de rádio”, destacou.

Benite ainda como a rede consegue entender o Brasil e suas regiões. “Antes, quando um afiliado queria furar a rede, a posição era de dizer não e hoje, nós, na Massa, nos perguntamos ‘por que não?’ E a partir daí, podemos conversar e até desenvolver novas oportunidades”, contou.

Jean Pierre abordou o modelo de negócios das redes que fazem parte do Grupo Bandeirantes. “Na BandNews, que foi a primeira rede com programação 100% jornalística, estruturamos para as afiliadas um modelo que determina que a cada bloco de programação 13 minutos são de programação da rede e sete minutos de programação local. Isso permite que tenham espaço para informações de relevância local”, explicou.


Jean Pierre, durante sua apresentação no SET Expo 2022 / crédito: SET

O painel também contou com as participações de Carlos Fini (presidente da SET), Rodrigo Neves (presidente da AESP). Fini destacou a transformação constante que tem impactado o mercado de mídia. “A gente sabe cada vez menos e estamos sempre aprendendo. Claro que temos a bagagem de referências do passado, mas hoje as mudanças nos fazem aprender todo dia e nos obrigam a conhecer novos modelos de negócios”, ressaltou Fini. E Rodrigo Neves falou sobre a celebração dos 100 anos do rádio, uma programação de eventos que deve se estender por um ano inteiro, até a data dos 101 anos em 2023. 


Momento do debate com participação da plateia, no painel sobre redes / crédito: tudoradio.com

"Força, audiência e relevância do rádio" também é destaque

Marco Moretto, diretor na Rádio Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista (SP) e membro do Conselho de Administração da AESP, mediou o painel Rádio 100+ A Mídia, o Ouvinte e o Negócio. No início do bate-papo, ele destacou os 100 anos do rádio. “Comemorar os 100 anos do rádio é iniciar o ano 101. Espero que ao celebrar seus 200 anos ainda esteja sendo tão importante quanto hoje, às vésperas do seu centenário”, ressaltou.

A diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media, Giovana Alcantara, abordou números que mostram a força do rádio e como tem se transformado. “O rádio está unindo o melhor do dial com o melhor do online, se mantendo relevante para sua audiência”, afirmou.

Segundo ela, 83% das pessoas ouvem rádio com frequência no Brasil (alcance geral do meio, considerando as 13 regiões pesquisadas regularmente pela empresa), sendo que 26% fazem isso por celular e 80% por aparelho de rádio convencional. De 2007 para 2022, cresceu em 20% a confiança do público no conteúdo entregue via rádio. Quando precisa de atualização rápida sobre alguma notícia, 43% das pessoas dizem recorrer ao rádio. Os dados são uma prévia do Inside Radio 2022, que será lançado em setembro pela Kantar IBOPE Media.


Giovana Alcantara, durante sua apresentação no SET Expo 2022 / crédito: tudoradio.com

A presença de Allen Chahad, head de Parcerias Estratégicas da Vibra Digital, que é a empresa do Grupo Bandeirantes responsável pelas estratégias digitais do grupo, mostra a importância desse tipo de iniciativa para se manter relevante e explorar as possibilidades do digital. “O rádio tem um imenso potencial de retenção de atenção do público e sem estratégias de distribuição em multiplataforma estará perdendo audiência e deixando dinheiro na mesa”, afirmou Chahad.

Rodrigo Tigre, country manager da Entravision Cisneros Interactive disse que o áudio digital é a principal atividade de entretenimento na internet no Brasil, desempenho atingido ano passado, quando ultrapassou o vídeo.  Segundo ele, 89% dos internautas têm o hábito de ouvir música pela internet e que um comportamento surgido na pandemia tem sido relevante para esse segmento. 

“Na pandemia as pessoas passaram a perceber que precisavam de um descanso das telas, que estava presente na maior parte do dia delas, seja trabalhando, seja consumindo entretenimento. O áudio tem natureza multitarefa e por isso pode estar presente ao longo de todo o dia.”

O Dia do Rádio no SET Expo

Ontem (25) foi um dia que o rádio teve a sala 1 totalmente voltada à assuntos de interesse para o setor. Assuntos como formação de redes, distribuição e geração de conteúdo multiplataforma, regulatório, novidades na área de transmissão, entre outros pontos, foram debatidos na programação deste dia. 

Não foi a primeira vez que o SET Expo terá um dia voltado ao rádio em uma das salas destinadas ao congresso. Nas edições presenciais anteriores o meio foi novamente destaque na programação, contando com uma ampla presença de radiodifusores e profissionais da indústria de rádio. Todas as programações do Dia do Rádio contaram com a sala cheia e o mesmo ocorreu em 2022. 

O tudoradio.com atuou como media partner do SET Expo 2022. O portal também esteve presente como apoiador na divulgação da programação nas edições de 2017, 2018 e 2019. Já a cobertura da feira e do congresso ocorre de forma ininterrupta pela equipe do portal desde 2009.

A feira de serviços contou com diversas empresas voltadas ao mercado de rádio. Entre as marcas presentes estavam a Cadena Sistemas, Sinteck Next, Dário Produções, entre outras. 

Cobertura tudoradio.com: Clique aqui para conferir as matérias já publicadas sobre o SET Expo 2022

Com informações da assessoria de imprensa da SET

Tags: SET Expo 2022, SET Rádio, cobertura, painéis, programação, feira, congresso, streaming

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.