Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 12 de Setembro de 2022 @ 17:19

Anatel já liberou mais de 4 mil antenas de 5G pelo Brasil. Rede está em 15 capitais

São Paulo - Cerca de 39 milhões de pessoas já estão na área de cobertura da nova rede móvel de internet

Publicidade

O 5G segue em expansão pelo Brasil. Segundo uma reportagem veiculada pela colunista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, a Anatel e o governo brasileiro já liberaram mais de 4 mil antenas de 5G em 15 capitais do país. Com isso, cerca de 39 milhões de pessoas já estão cobertas pela nova tecnologia de internet móvel, desde que tenham dispositivos compatíveis com o 5G. Um painel realizado no SET Expo 2022, em agosto passado, revelou que a nova rede deverá chegar a todas as capitais estaduais até o final de 2022.

Segundo a jornalista, são 4.051 estações autorizadas para operarem o 5G no Brasil, para um universo de 84 modelos de smartphones compatíveis com a nova rede. 

O processo de implantação da nova internet móvel foi iniciado em julho passado, em Brasília. De lá pra cá, até agosto, o 5G passou a ficar disponível nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Florianópolis, Vitória e Palmas. 

Recife, Fortaleza e Natal tiveram a ativação da rede 5G realizada no início de setembro.

“Não é uma simples evolução, mas uma nova tecnologia de serviços móveis. Ela habilita a conectividade, a distribuição de conteúdo, o processamento e o armazenamento de informações. Isso trará grandes benefícios para diferentes segmentos da economia, como saúde, educação, agricultura e transporte. As aplicações são múltiplas, pois há uma capacidade muito maior de interação com o meio-ambiente. O 5G será adotado muito rapidamente pelo mercado e deve ser o serviço com mais assinantes em cinco anos”, destacou Hermano Pinto, diretor da Informa Markets, durante o SET Expo 2022.

5G interessa para o rádio e para todos os setores econômicos do país

O 5G é fundamental para a chamada "economia 4.0", revolução tecnológica que poderá acelerar novos hábitos de consumo de mídia em todo o planeta. O rádio, que já experimenta um avanço de seu alcance digital através de várias iniciativas on-line, impulsionadas pela maior oferta de conexão por parte de ouvintes e também de dispositivos disponíveis (como smartphones e smart speakers), é um grande interessado nesse processo.

Como empresas, o rádio também pode experimentar benefícios operacionais através do avanço da conectividade e novas formas de ganhos, como o crescimento do mercado programático através do áudio digital e o fortalecimento de iniciativas como o rádio híbrido, que combina os pontos fortes da operação via dial (FM/AM) com streaming (e outros dados oferecidos pelas estações).

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Tags: 5G, tecnologia, implantação, avanço, rede, internet, móvel, celular, smartphones

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.