Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 16 de Setembro de 2022 @ 07:30

Panorama: Antena 1 retoma vice-liderança geral de audiência em Campinas. Educadora FM segue na ponta

Campinas - Jovem Pan FM, Rádio Laser FM, Cidade FM e Nativa FM também avançam em audiência

Publicidade

O mercado de Campinas está movimentado. Foram observados vários avanços de audiência a partir da última atualização da pesquisa regular realizada pela Kantar IBOPE Media na praça paulista. O FM campineiro viu seu segundo crescimento consecutivo na medição, colocando o mercado local num patamar de audiência que não era visto desde a virada de ano (trimestre novembro de 2021 a janeiro de 2022). Também chama a atenção a grande proximidade entre os três maiores volumes de audiência. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre junho a agosto de 2022):

"Nova" vice-líder

A Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo) foi novamente um dos principais destaques da medição de audiência. Consolidada no top 3 desde 2020, a emissora retomou a vice-liderança geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), condição esta que é a melhor para a emissora desde a atualização de janeiro passado, quando a FM estava na liderança geral (trimestre outubro a dezembro de 2021). A Antena 1 também voltou a acirrar a briga pela primeira colocação de audiência em Campinas.

Já a Educadora FM 91.7 (jovem/pop) sustenta a liderança geral de audiência pela quarta vez consecutiva, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora segue como única FM de seu formato a liderar a audiência em uma das 13 praças com medições regulares da Kantar IBOPE Media. A Educadora FM também é líder isolada em alcance e no total de ouvintes únicos, bem à frente das demais concorrentes.

A Band FM 106.7 (popular/hits) completa o top 3 de audiência nos principais períodos da pesquisa e não está distante das líderes. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a diferença entre a 106.7 FM e a Educadora FM é inferior à 500 ouvintes na média por minuto. E a Band FM tem também o terceiro maior alcance do rádio campineiro.

Sequência com avanços

A Jovem Pan FM 89.9 (jovem/pop) cravou uma de suas melhores marcas recentes de audiência e aparece pela terceira vez consecutiva no top 5 de audiência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Agora a 89.9 FM está em quarto geral e também manteve a tendência de alta que já era vista na medição passada, tendo também o segundo maior alcance do rádio de Campinas, ficando atrás apenas da Educadora FM.

E a Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo) segue no top 5, ocupando a quinta colocação geral em audiência e a FM se destaca por ter mantido a tendência de alta em sua média que já era vista na medição passada. Isso sustenta a Laser FM numa condição próxima da Jovem Pan FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Também são destaques os desempenhos da Cidade FM 92.5 (popular/hits) e da Nativa FM 89.3 (popular/sertaneja-romântica), que aparecem logo após uma FM não assinante da pesquisa. A primeira segue bem próxima do top 5 de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e cravou uma boa alta em sua média na comparação com a pesquisa anterior. A Nativa FM aparece logo na sequência, também registrando alta em seus números e tem uma expectativa positiva para as próximas pesquisas, considerando a ampliação do seu porte técnico a partir de agosto.

Considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes) aparece logo na sequência da Nativa FM, rádio que está com uma trajetória de estabilidade em seus números nos últimos resultados de audiência. E a Novabrasil FM 103.7 (adulto/nacional) completa o top 10 campineiro, seguida de outra FM não assinante.

Aos poucos, a Jovem Pan News FM 100.3 (jornalismo/esportes) vai se aproximando do top 10 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que vem de uma trajetória ascendente há cada atualização da medição.

Veja também:
> Panorama: Educadora FM mantém a liderança geral em Campinas. Antena 1 e Jovem Pan FM avançam

Dial FM cheio

Cerca de 18 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do tudoradio.com: clique aqui para ver e ouvir a relação de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.

Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas: clique aqui.


Vista panorâmica de Campinas, com foco para a região central da cidade / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Campinas, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.