Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2022 @ 07:29

Panorama: Rádio Gaúcha amplia liderança em Porto Alegre. Atlântida FM segue vice-líder geral

Porto Alegre - Rádio 92 FM, 102.3 e Rádio Mix FM também ganham posições em ranking FM de audiência. Continental FM e Rádio 88,7 FM crescem em audiência

Publicidade

A pesquisa mais recente sobre o consumo de rádio na Grande Porto Alegre mostrou uma tendência contrária do que foi observada em outras praças: houve uma ampliação no índice geral de audiência, mesmo com a presença da propaganda eleitoral obrigatória nos intervalos comerciais, fato que costuma impactar negativamente nos números da maioria das FMs. A pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media mostra avanços nos índices de estações que atuam em formatos distintos de programação. Destaque para as líderes, que ampliaram seus volumes de ouvintes. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2022):

Líderes em alta

A Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes) segue disparada na liderança geral de audiência e também no total de ouvintes únicos alcançados em 30 dias. Na comparação com a pesquisa anterior, a estação jornalística ampliou de forma significativa a sua média de audiência nos principais períodos da medição, alcançando um novo patamar em relação a estabilidade que era vista nas pesquisas passadas. Em alcance, a Rádio Gaúcha segue com um dos maiores valores do rádio brasileiro, acima de 1.1 milhão de ouvintes únicos em 30 dias.

Também é destaque a manutenção da vice-liderança geral de audiência por parte da Atlântida FM 94.3 (jovem/pop), condição esta obtida no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a partir da pesquisa anterior. A estação ampliou novamente o seu volume de audiência e passou a ficar um pouco mais isolada nessa condição de destaque. Já no total de ouvintes únicos, a Atlântida segue bem acima da marca de 800 mil em 30 dias, fato que a mantém isolada na segunda colocação em alcance na Grande Porto Alegre.

Concorrência no top 5 pelo top 3

A movimentação atual da audiência de rádio na Grande Porto Alegre acabou aproximando um pouco mais três estações populares que concentram elevados volumes na média de ouvintes por minuto. Com isso, a Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits) ganhou uma posição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) em relação à medição passada e ficou um pouco mais próxima da Rádio Caiçara FM 96.7 (popular), rádio que completa o top 3 de audiência.

Tendo o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base, a 104 FM 104.1 (popular/hits) segue posicionada muito próxima da 92 em audiência. Já no total de ouvintes únicos, a 104.1 FM é dona do terceiro maior valor do rádio na Grande Porto Alegre e ganha posição de audiência em filtros comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Próximas e disputas pelo top 10

A atualização do panorama de audiência foi positiva para a Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo), emissora que volta a ficar um pouco mais confortável na sexta colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), recuperando assim uma condição que era mais comum no desempenho da emissora na Grande Porto Alegre.

Na sequência, assim como já era observado em filtros comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), a Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa) retoma a sétima colocação geral de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e volta a ficar posicionada na sequência da Continental FM. A 102.3 FM continua tendo a Rádio Grenal FM 95.9 (esportes) próxima no ranking FM de audiência.

Logo depois, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), várias FMs registraram médias bem próximas. A Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop) cravou uma boa variação de audiência e ganhou uma posição no ranking FM, aparecendo mais próxima da Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertanejo, emissora que está na nona colocação geral). Com isso, a Mix volta a completar o top 10 em filtros gerais, sendo seguida de perto pela Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo).

Um outro destaque de audiência ficou com a Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits), emissora que teve uma boa variação positiva na média de ouvintes por minuto e no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) aparece próxima da Antena 1. Em filtros comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) a 88,7 FM avança para o top 10 de audiência.

Mais destaques

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop) aparece consolidada na sua colocação, com nova ampliação de seu volume de audiência, cravando um de seus maiores índices desde a chegada da marca ao canal atual, ocorrido em 2016. 

Praticamente estáveis, Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo) e Rádio Eldorado FM 104.9 (popular/hits) aparece na sequência do ranking FM de audiência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Resumo dos destaques/mudanças:

- Rádio Gaúcha apresenta forte alta de audiência e se isola no topo
- Atlântida FM mantém vice-liderança geral e cresce de novo
- Rádio 92 FM ganha posição em audiência e se aproxima do top 3
- Continental FM avança e se isola um pouco mais na sexta colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- Rádio Mix FM cresce e avança para o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)

Veja também:
> Panorama: Atlântida FM vira vice-líder geral de audiência em Porto Alegre. Rádio Gaúcha lidera

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre. 

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.


Vista panorâmica de Porto Alegre / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Porto Alegre, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.