Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 02 de Dezembro de 2022 @ 07:29

Tendências | Estudo Infinite Dial aponta que 35% das mulheres ouviram podcast no último mês

São Paulo - Diferença de gênero no podcast continua diminuindo, mas as mulheres querem ouvir mais sobre elas

Publicidade

A Edison Research divulgou nesta quinta-feira (1º) o relatório do estudo Infinite Dial 2022, que apontou que mais de uma em cada três mulheres (35%) com 18 anos ou mais disseram ter ouvido um podcast no mês passado. Isso representa um aumento de 67% nos últimos cinco anos, e a audiência mensal feminina de podcasts agora totaliza cerca de 47 milhões.

De acordo com o levantamento, nos últimos cinco anos, a audição de podcasts pelos homens começou a diminuir. Em 2017, apenas 44% dos ouvintes mensais adultos de podcast nos Estados Uunidos eram mulheres. Isso agora é de 48%, refletindo mais de perto a população dos EUA.

O resultado do estudo da Edison vem da SXM Media, que diz que as mulheres ouvintes mensais de podcast são mais jovens e também têm maior probabilidade de serem empregadas em período integral, têm renda mais alta e são mais educadas do que as ouvintes de podcast em geral. Os dados mostram que elas também têm um terço a mais de probabilidade de ter filhos menores de 18 anos.

A vice-presidente de pesquisa e análise de vendas da SXM Media, Melissa Paris, disse que os podcasts mostraram grande impulso em geral nos últimos anos, não exclusivamente entre as mulheres. “Grande parte do atrativo para o público feminino e outros segmentos em crescimento foi a explosão de conteúdo diversificado e de alta qualidade nos últimos anos.” 

Ela aponta, também, que a SXM Media, por exemplo, teve muito sucesso com sua lista de podcasts apresentados por mulheres, incluindo Crime Junkie e Office Ladies. “Mas, como mostram os dados, certamente há espaço para ainda mais representação”, diz Paris.

“Embora a lacuna de escuta possa estar diminuindo, definitivamente ainda há espaço para crescer quando se trata de conteúdo centrado em vozes e perspectivas femininas”, diz Paris, apontando que sentimentos semelhantes foram expressos em pesquisas com ouvintes negros. “Embora o público mais jovem tenha realmente aderido aos podcasts nos últimos anos, também há um grande potencial de crescimento com ouvintes mais velhos em termos de crescimento de público e preenchimento de lacunas no conteúdo”, acrescentou ela.

Número crescente de mulheres que consomem podcast oferece oportunidades aos anunciantes

O crescente alcance dos podcasts entre as mulheres oferece novas oportunidades para profissionais de marketing e para a indústria de podcasts em geral. A pesquisa da SXM descobriu que quase metade das ouvintes (48%) se sentiriam mais favoráveis a uma marca se soubessem que ela anuncia em podcasts produzidos ou apresentados por mulheres. E ouvir um anúncio de uma marca em um podcast nesses programas os tornaria mais propensos a considerar (41%), recomendar (36%), comprar (31%) e gastar mais (26%) na marca em comparação com ouvir anúncios em outros podcasts.

“Olhando para o futuro, à medida que a audição de podcast continua a aumentar entre as mulheres, as marcas devem prestar atenção aos seus hábitos e interesses de escuta, à medida que buscam alcançar um público mais amplo e estabelecer conexões autênticas com elas por meio do meio”, diz Paris.

A pesquisa mostra que as mulheres também estão se envolvendo ativamente com podcasts além de ouvir – 56% seguiram um podcast nas mídias sociais e 51% seguiram um apresentador para se manterem atualizadas com o podcast ou simplesmente para apoiar o programa. As mulheres também estão ajudando a espalhar a palavra, já que 40% compartilharam um podcast nas mídias sociais.

Rádio terá participação próxima da TV em investimentos publicitários nos Estados Unidos

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do Inside Radio

Tags: Rádio, Inside Radio, Infinite Dial, Edison Research , podcast, publicidade

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.