Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2022 @ 07:50

Panorama: Rádio Gaúcha e Atlântida seguem com os maiores volumes de audiência em Porto Alegre. 104 FM e Mix avançam

Porto Alegre - Rádio Caiçara amplia sua média de audiência e segue no top 3. Mercado avança na Grande Porto Alegre

Publicidade

Porto Alegre também acompanhou mais uma atualização da pesquisa que mapeia o consumo de rádio na cidade e na região metropolitana. Os dados da Kantar IBOPE Media apontam um avanço na média de audiência do rádio local, cenário incomum quando o meio está impactado pela presença da propaganda eleitoral obrigatória. Também houve um crescimento no total de ouvintes únicos alcançados pelo FM de Porto Alegre. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre setembro a novembro de 2022):

Líderes seguem em alta

A Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo-esportes) segue como o principal destaque da pesquisa de audiência, alcance e do total de ouvintes únicos concentrados numa mesma estação. Disparada na liderança geral há mais de 7 anos, a emissora viu um leve crescimento em sua média de audiência nos filtros gerais. E também um avanço no total de ouvintes únicos em 93.7 FM, estação que alcança mais de 1.1 milhão de pessoas diferentes em 30 dias. 

Na sequência, ainda isolada em segundo geral, a Atlântida FM 94.3 (jovem/pop) também se destaca ao avançar em audiência e também no alcance. Trata-se da terceira medição consecutiva com a emissora na vice-liderança geral, mantendo a condição mais confortável obtida a partir da pesquisa anterior. Já em alcance, a Atlântida continua sozinha na vice-liderança, com boa diferença para a sequência do ranking FM, estando acima dos 840 mil ouvintes em 30 dias.

Também é destaque o avanço de audiência da Rádio Caiçara FM 96.7 (popular), que segue posicionada no top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O crescimento da FM defendeu sua condição no ranking de audiência, já que a 104 FM 104.1 (popular/hits) apresentou mais um avanço e se aproximou de vez da disputa pelo top 3. Já em alcance, a 104 FM possui o terceiro maior valor da Grande Porto Alegre, estando acima dos 600 mil ouvintes diferentes em 30 dias.

A Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits) segue próxima da disputa pelo top 3 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também completa o top 5 nos principais períodos da medição. Em alcance, a rádio avançou e se aproximou da 104 FM, estando um pouco mais próxima da marca de 600 mil em 30 dias.

Sequência segue acirrada

O ranking FM de audiência segue com várias estações cravando marcas próximas em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Estável, a Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo) puxa a fila, tendo a Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa) um pouco mais próxima em filtros gerais, devido ao crescimento de audiência da concorrente.

A Rádio Mix FM 107.1 (jovem/adulto-pop), emissora que já estava em alta na pesquisa anterior, foi um dos destaques ao ganhar mais duas posições em filtros de audiência como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), diminuindo a distância que a separa da Continental e da 102.3. A emissora também avançou no alcance, tendo o sétimo maior valor do rádio local. Em audiência, a Mix é seguida de perto pela Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertaneja) e Rádio Grenal FM 95.9 (esportes).

Estáveis, Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo) e Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits) aparecem logo na sequência do ranking de audiência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Em filtros de segunda à sexta-feira, como o 07h-19h (FM+WEB), as duas avançam, com vantagem para a Rádio 88,7.

Também é destaque o novo avanço de audiência visto na média da Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop). A emissora renovou a sua melhor marca histórica de audiência, considerando a operação da marca no atual canal. Com isso, ela se aproxima mais um pouco desse "bolo" que disputa posições entre o top 10 e a sequência. Em alcance, a rádio já tem o oitavo maior valor da Grande Porto Alegre, acima dos 445 mil ouvintes diferentes em 30 dias.

A sequência do ranking FM de audiência conta com as emissoras Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo) e Rádio Eldorado FM 104.9 (popular/hits), cada uma isolada em sua colocação, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Resumo dos destaques/mudanças:

- Rádio Gaúcha segue disparada na liderança geral de audiência e alcance
- Atlântida se mantém na vice-liderança geral ao avançar de novo
- 104 FM se aproxima do top 3 de audiência
- Rádio Mix FM ganha mais duas colocações em audiência
- Jovem Pan FM renova suas melhores marcas no atual canal

Veja também:
> Panorama: Rádio Gaúcha amplia liderança em Porto Alegre. Atlântida FM segue vice-líder geral

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre. 

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.


Vista panorâmica voltada ao centro de Porto Alegre / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Porto Alegre, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.