Segunda-Feira, 02 de Janeiro de 2023 @ 07:47
São Paulo - Feliz FM e Rádio Laser FM ressurgem na Grande São Paulo. Play FM deixa o dial da região de Uberlândia (MG)
Atualizado - O ritmo de mudanças no dial FM em 1º de janeiro foi menor em 2023 do que em anos anteriores. Muitas novidades foram percebidas na reta final de 2022, diminuindo o volume de trocas programadas para a virada de ano. A Play FM foi o pivô de mais alterações, já que o encerramento do projeto já impactou os dials de São Paulo e Uberlândia. Também na capital paulista foi notado o retorno da marca Rádio Laser FM, com transmissão a partir de Mogi das Cruzes. Todas as movimentações foram registradas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com. Antes da virada, o dial FM teve mudanças no Grande Rio de Janeiro / Região Serrana, Litoral Norte Paulista e Manaus.
No FM da Grande São Paulo foram duas mudanças: a já aguardada estreia da Feliz FM 92.1, que resultou no retorno dessa marca de formato religioso/gospel ao mercado paulista e também o encerramento das atividades da Play FM (adulto/popular). A virada em 92.1 FM aconteceu logo no primeiro minuto de 2023, seguindo o que era previsto pelas partes envolvidas na mudança.
A outra mudança em São Paulo ocorreu em 88.5 FM. A estação, que assim como a 92.1 FM parte com os seus sinais de Mogi das Cruzes (SP), encerrou a sua curta trajetória como Nossa Rádio FM 88.5 (religioso/gospel) e reassume a identificação como Rádio Laser FM, de formato popular/sertanejo. A estação é controlada pelo mesmo grupo que gere as emissoras Rádio Laser FM 93.3 e Cidade FM 92.5, ambas de Campinas (SP).
No caso da Nossa Rádio, a marca religiosa segue na Grande São Paulo através dos canais 94.1 FM e 700 AM, ambos da capital paulista. A rede havia estreado em 88.5 FM a partir de julho passado, com grade voltada à região do Alto Tietê.
Novamente sobre a saída da Play FM, o encerramento do projeto operado pelo Grupo Bandeirantes também refletiu no dial FM da região de Uberlândia (MG). Por lá, a Play FM 99.9 estava no ar desde setembro de 2021, quando substituiu a Nativa FM na frequência. Agora a emissora está sem nome fantasia, identificada apenas pelo canal e com uma grade musical de formato popular. De acordo com a apuração do tudoradio.com, a direção da estação optou pela Band FM para assumir o canal, este que é controlado diretamente pelo Grupo Bandeirantes.
Oito FMs atuavam como Play FM até 31 de dezembro. Aos poucos, as emissoras próprias do Grupo Bandeirantes que integravam a rede e as afiliadas devem definir os seus novos planejamentos, como é o caso descrito acima sobre Uberlândia. Pelo que apurou o tudoradio.com, a cabeça da antiga rede ainda deverá manter uma grade musical com o nome da marca para auxiliar as FMs nessa transição.
Mais mudanças
Nos últimos dois dias de 2022 o Mapa da Atualização do tudoradio.com indicou duas alterações que geram expectativas: a 101.1 FM de Caraguatatuba (SP) deixou de atuar como Ótima FM e passou a ser operada pelo Grupo 012, que deverá criar um novo projeto de formato popular no canal. E a outra foi o surgimento da marca Big FM 88.7 no Entorno do Distrito Federal, rádio de formato popular/hits que indica Brasília como seu foco.
Outra novidade antes da virada foi o encerramento das atividades da Rádio da Benção FM 107.1 no Grande Rio de Janeiro, estação que parte com o seu sinal de Petrópolis. Até o momento, a 107.1 FM, que voltou a se identificar como 107 FM, executa uma grade musical com chamadas de expectativa para uma nova programação.
Também foi percebido no dia 31 a entrada da marca Rádio Mais Brasil FM 95.1 em Manaus (AM), à exemplo da mudança percebida em Brasília (DF) na semana anterior. Com isso, o projeto Mais Brasil News, de formato adulto-contemporâneo/jornalismo é encerrado para dar lugar à uma linha popular/hits.
E janeiro deverá ser movimentado nos Dials brasileiros. Além das estreias de migrantes AM-FM, estão previstas entradas de diferentes projetos, incluindo redes nacionais (a exemplo da Rádio Mix FM 91.3 de Sobral, no Ceará, que está em fase final de implantação ou da Band FM 89.7 de Piracicaba, que irá entrar em expectativa) e marcas locais. A redação do portal e o Mapa da Atualização do tudoradio.com irão acompanhar toda essa movimentação.
+ Veja aqui a lista completa de rádios por cidades e regiões do país
Relacionadas:
> Panorama: Rádio FM conta com mudanças em 21 das 27 capitais brasileiras em 2022
> Migração AM-FM poderá movimentar o dial FM de São Paulo já a partir de janeiro
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.